Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Dirigentes da Escola de Teatro e Dança da UFPA são empossados
Início do conteúdo da página

Dirigentes da Escola de Teatro e Dança da UFPA são empossados

  • Publicado: Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 15h13

11.01.2023 Posse Diretoria ETDUFPA Foto Alexandre de Moraes

No Teatro Universitário Cláudio Barradas, foi realizada a cerimônia de posse dos novos gestores da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA), vinculada ao Instituto de Ciências da Arte (ICA). A sessão solene, ocorrida no dia 11 de janeiro, reconduziu ao cargo de diretora a professora Iara Regina da Silva Souza. 

11.01.2023 Posse Diretoria ETDUFPA Foto Alexandre de Moraes 115A vice-direção da Escola foi assumida pelo professor Tarik Coelho Alves, que atuava à frente da coordenação-geral dos cursos técnicos, e agora assume a função ocupada nos últimos dois anos pela professora Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida, também presente. Além dos diretores, tomou posse a professora Adriana Maria Cruz dos Santos no cargo de coordenadora-geral dos cursos técnicos da ETDUFPA. 

A cerimônia foi conduzida pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e teve início com as assinaturas dos termos de posse da nova gestão. O evento reuniu representantes da Administração Superior da UFPA, dirigentes acadêmicos, docentes, técnicos e discentes ligados à subunidade. 

11.01.2023 Posse Diretoria ETDUFPA Foto Alexandre de Moraes 57Despedindo-se do cargo de vice-diretora, a professora Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida abriu os discursos lembrando os desafios enfrentados nos últimos dois anos em virtude da pandemia da covid-19 e os aprendizados deixados. Ela também agradeceu a parceria firmada com a professora Iara Regina, a confiança da comunidade, e desejou sucesso à nova equipe. “Foram dois anos de muito aprendizado. Saímos do presencial, precisamos nos adaptar ao remoto e depois reaprender o presencial novamente. A gestão é um exercício de transformação. Nesse período desenvolvemos um olhar mais sensível, e eu desejo que a equipe dê continuidade a esse trabalho sempre pensando na humanização da escuta”. 

11.01.2023 Posse Diretoria ETDUFPA Foto Alexandre de Moraes 68Nova gestão - Em um pronunciamento emocionado, a nova coordenadora-geral dos cursos técnicos da ETDUFPA falou da sua trajetória pessoal no cenário da arte teatral, iniciada ainda na década de 1990. Ela destacou o valor do coletivo para o segmento. “Todos esses anos me ensinaram que o principal de tudo é: ‘ninguém faz nada sozinho’. A arte da cena é uma arte eminentemente coletiva e eu não poderia jamais deixar de agradecer aos meus parceiros e amigos de trabalho que estão aqui e seguem na luta, entendendo desde cedinho que o lugar da arte é em todo lugar. Nessa caminhada de tantos anos, eu aprendi que é com o outro que a gente consegue fazer alguma coisa nesse mundo e esse é o meu espírito para esse desafio. Trabalhar em coletivo, em prol desse coletivo” destacou a professora Adriana Maria. 

11.01.2023 Posse Diretoria ETDUFPA Foto Alexandre de Moraes 76O novo vice-diretor também destacou o papel do trabalho em equipe. Com a experiência adquirida nos últimos dois anos como coordenador-geral dos cursos técnicos, Tarik Coelho comprometeu-se a seguir trabalhando com disposição. “Agradeço a confiança da comunidade e parabenizo a gestão anterior pela força nos últimos dois anos. Nosso compromisso é manter o bom trabalho, com o apoio dos técnicos, docentes e comunidade em geral”, resumiu. 

11.01.2023 Posse Diretoria ETDUFPA Foto Alexandre de Moraes 88Durante o seu discurso de posse, a diretora reconduzida lembrou as dificuldades enfrentadas no retorno gradual das atividades presenciais provocadas pelas incertezas da pandemia e do orgulho dos resultados alcançados perante os obstáculos. “Aceito o desafio de continuar, porque ainda há muito a ser feito. Nossa ideia é pensar mais à frente, pensar mais em ensino e inclusão, mas cada vez mais em qualidade de ensino e qualidade de inclusão”, pontuou. 

11.01.2023 Posse Diretoria ETDUFPA Foto Alexandre de Moraes 102A diretora pró-tempore do Instituto de Ciências da Arte, Ana Margarida Lins Leal de Camargo, presente à mesa, saudou a nova gestão, desejando sucesso. Como reflexão metafórica, a professora fez uma leitura rápida de "As cidades e as trocas 2", um dos textos que compõem a obra "As cidades invisíveis", de Ítalo Calvino. 

A sessão foi encerrada com a intervenção do reitor Emmanuel Tourinho. Aos empossados e ao público, o reitor ratificou a importância da ETDUFPA para o projeto da Universidade. “Arte e cultura são essenciais para todas as sociedades e, neste momento, são indispensáveis para derrotar discursos e práticas fascistas. A Universidade defende a democracia. Se sempre tivemos muitos motivos para investir em arte e cultura, nós agora temos muito mais. Não venceremos a cultura fascista sem investimento em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas e nas Artes”, frisou. 

11.01.2023 Posse Diretoria ETDUFPA Foto Alexandre de Moraes 133O reitor também manifestou otimismo em relação ao novo período que se inicia no país e renovou o compromisso de parceria com a nova gestão da Escola. “A Universidade Federal do Pará tem um enorme orgulho do trabalho que vocês realizam, vocês são muito importantes para a nossa Universidade”, encerrou o reitor, sob aplausos.

História - A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) nasceu na década de 1960 com a realização do primeiro curso voltado para as atividades de teatro na Universidade Federal do Pará, que tinha por finalidade fazer do teatro um veículo de cultura, com vistas ao aprimoramento intelectual da juventude universitária e a educação da população em geral. A escola iniciou suas atividades em 1962 como Serviço de Teatro Universitário, com um Curso de Iniciação Teatral. Posteriormente, foi criado o Curso Livre de Formação em Ator.

Texto: Edmê Gomes – Ascom UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página