Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Instituto Tecnológico Vale assinam termo de cooperação

UFPA e Instituto Tecnológico Vale assinam termo de cooperação

• Publicado: Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 15h50

10.01.2023 Cooperação UFPA ITV PORTAL Foto Alexandre de Moraes

A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Tecnológico Vale (ITV) assinaram protocolo de intenções na última terça-feira, 10 de janeiro. O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, recebeu representantes do ITV em seu gabinete, onde discutiram as possibilidades de colaboração.

Participaram do encontro Amilton Sinatora, diretor científico do ITV Mineração; Guilherme Oliveira, diretor científico do ITV Desenvolvimento Sustentável; Luana Faria, da equipe de Relacionamento Governamental da Vale no Pará; e Danillo Araújo, da equipe jurídica do ITV Mineração; além do professor José do Egypto, assessor da Reitoria da UFPA para cooperação com o setor industrial.

10.01.2023 Cooperação UFPA ITV PORTAL Foto Alexandre de Moraes 8A UFPA e o ITV já colaboravam em atividades de pesquisa e ensino, por meio de algumas unidades da universidade. Com o protocolo de intenções será possível fortalecer e expandir ações conjuntas voltadas tanto para formação de recursos humanos, para a indústria e a pesquisa, quanto para o desenvolvimento de pesquisas que avancem na fronteira do conhecimento.

Nessa linha, uma das temáticas que vêm sendo muito discutidas na sociedade é a bioeconomia. Para o reitor da UFPA, “a Universidade tem capacidade e interesse em colaborar com o desenvolvimento social e econômico da Amazônia. Especialmente no que se refere à bioeconomia, é fundamental pensarmos em políticas e investimentos que favoreçam o desenvolvimento social na região e o fortalecimento das instituições de ciência e tecnologia aqui instaladas”.

“Produzir e disseminar conhecimento é uma das nossas principais missões e esse momento marca um importante passo para o diálogo e o início de nossas atividades com a Universidade Federal do Pará. A Vale está realizando uma série de investimentos e parcerias no Pará voltados para diversas áreas como saúde, segurança pública, bem-estar social e desenvolvimento econômico, e, por meio do Instituto Tecnológico, pretende ampliar essas parcerias e abranger também as áreas de ensino, pesquisa e extensão”, destaca o diretor científico do ITV Mineração, Amilton Sinatora.

10.01.2023 Cooperação UFPA ITV PORTAL Foto Alexandre de Moraes 21“A colaboração com a UFPA é central para a realização de pesquisa de ponta na Amazônia voltada para a conservação da sua biodiversidade, resiliência climática e desenvolvimento socioeconômico. Esses objetivos serão cumpridos com o ensino e a pesquisa realizada localmente e com extensa cooperação. O ITV já tem uma relação de trabalho com a UFPA, que agora tem a base institucional para sua ampliação”, aponta o diretor científico do ITV Desenvolvimento Sustentável, Guilherme Oliveira.

Instituto Tecnológico Vale - O ITV é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Vale, que atua com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas e científicas para os desafios da cadeia de mineração e sustentabilidade nos territórios em que a Vale está presente. Com duas linhas de atuação, o ITV Desenvolvimento Sustentável está localizado em Belém (PA), e o ITV Mineração, com sedes em Ouro Preto e Santa Luzia (MG), que está ampliando sua atuação para o Pará.

Texto: Assessorias de Comunicação da UFPA e do ITV.
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA