Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Uniterci desenvolve projetos de inclusão para idoso e recebe inscrições em fevereiro

• Publicado: Terça, 17 de Janeiro de 2023, 15h18

Inscrições Uniterci capa

Em 2021, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mostrou um aumento de 4,8 milhões de idosos desde 2012, com um total de 31,23 milhões de pessoas pertencentes à terceira idade. Pensando em propiciar melhor qualidade de vida para essa população idosa, o Programa de Extensão Universidade da Pessoa Idosa, realizado na Universidade Federal do Pará (Uniterci/UFPA),  vai abrir inscrições para novos participantes em 2023. O programa tem como objetivo promover a inclusão social, o autoconhecimento, a autoestima e a cidadania da pessoa idosa.

O Uniterci desenvolve três projetos destinados a homens e mulheres a partir dos 60 anos e não são voltados à formação profissional. O Projeto Atualização Cultural para a Pessoa Idosa é obrigatório para novos alunos e desenvolve educação, serviços sociais e oficinas com profissionais de múltiplas áreas. Há, ainda, o Projeto Corpo, Movimento e Qualidade de Vida da Pessoa Idosa e o Educação Permanente em Áreas de Graduação da UFPA, destinados a alunos veteranos do programa.

"Por ser um projeto de atualização cultural que envolve vários aspectos da vida do idoso, a transformação é o maior proveito que se pode obter. A vida passa a ser vista com mais leveza e os laços de amizade que se formam são impagáveis. Inscrever-se neste projeto é dar o primeiro passo para essa transformação", informa Elcineia Ferreira, aluna do programa desde 2022.

Inscrições UniterciEm atividade desde 1991, o programa acredita no dever de propiciar um envelhecimento ativo e saudável desse grupo e de destacar a importância da pessoa idosa na sociedade. A expectativa é poder ofertar o maior número de atividades e oficinas que possam atender a uma quantidade significativa de alunos, além de fomentar o conhecimento de seus participantes sobre direitos, lazer e inclusão nas plataformas digitais.

Como participar - O programa está com inscrições abertas para alunos novos, alunos veteranos e para colaboradores. As inscrições  serão realizadas nos dias 13 e 14 de fevereiro para novos alunos e nos dias 6 e 7 de março para alunos veteranos. As inscrições são presenciais, realizadas na Sala da Uniterci localizada no Campus Guamá da UFPA, sala MP3 do Bloco M (próximo do portão 3), no horário das 9h às 12h. Os interessados devem dispor da xerox do RG e do CPF, uma foto 3x4, xerox do comprovante de residência e do comprovante de vacinação da Covid-19. Para se inscrever, os interessados devem ter mais de 60 anos, não sendo necessário saber ler ou escrever.

O programa também apresenta inscrições para colaboradores de diversas áreas. Os profissionais interessados devem submeter sua proposta de oficina ou palestra até o dia 6 de março, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Programa de Extensão Universidade da Pessoa Idosa

Inscrições de novos alunos nos dias 13 e 14 de fevereiro

Inscrições para alunos veteranos nos dias 6 e 7 de março

Hora: das 9h às 12h

Local: Sala MP3, Bloco M, próximo ao Portão 3 do Campus Guamá da UFPA.

Inscrições para colaboradores até o dia 6 de março

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA