Experiências educacionais do Parfor são tema de livros lançados pela UFPA
A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou dois livros que relatam experiências educacionais realizadas no curso de Licenciatura Pedagogia, em turmas ofertadas no interior do Estado por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Publicados pela Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância (EditAedi), os livros Saberes e Práticas Docentes na Amazônia e As Interfaces do Parfor na UFPA: Direitos Humanos, Gestão e Reflexões no Fazer Pedagógico na Amazônia Brasileira já estão disponíveis para acesso on-line.
"Estas obras trazem experiências exitosas nos diversos campos do ensino e do conhecimento: do letramento à gestão escolar; da sala de aula aos ambientes não escolares; da educação escolar à educação escolar indígena, ou seja, foram campos estudados e experienciados no Parfor/Pedagogia", explica a professora Maria Ludetana Araújo, coordenadora do curso de Pedagogia no Parfor UFPA.
Maria Ludetana é uma das organizadoras das duas publicações, ao lado do professor Francisco Pereira de Oliveira e das professoras Norma Cristina Vieira e Josenilda Maués da Silva, que é coordenadora adjunta do Parfor na Universidade Federal do Pará. Para a professora Josenilda Maués, as publicações demonstram que o programa conecta o ensino à pesquisa e à extensão.
"A escola básica passa a ser espaço de intervenção, de pesquisa e de experimentação pedagógica por parte dos formadores atuantes no Parfor UFPA. A UFPA estreita, desse modo, os seus vínculos com a Educação Básica e o faz por meio da estreita conexão entre Ensino, Pesquisa e Extensão", celebra Josenilda Maués.
Texto: Alexandre Yuri - Parfor UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais