Página inicial > Ultimas Notícias > I Seminário Diversidade Étnico-Racial no Ensino Superior recebe inscrições até 1º de fevereiro

• Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 14h54

Seminário Étnico Foto Alexandre de Moraes

Como tornar as Instituições de Ensino Superior espaços cada vez mais plurais e diversos? Esse é o debate que será abordado no Seminário Diversidade Étnico-Racial no Ensino Superior, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito, da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA). O evento será realizado em modelo híbrido, nos dias 1° e 2 de fevereiro, no Auditório Hailton Corrêa, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Campus Guamá. O objetivo é pensar a pluralidade e a diversidade presentes entre povos e populações da Amazônia, como uma forma de trabalhar a inclusão social contra o colonialismo.

O evento contará com mesas de debates e rodas de conversas formadas por intelectuais indígenas e quilombolas que cursaram a UFPA e, durante o período da pandemia de Covid-19, com todas as dificuldades do período, conseguiram trabalhar em pesquisas que envolvem temas como: o desenvolvimento de uma legislação para enfrentar a contaminação de mercúrio que os afeta; a defesa dos direitos da comunidade; a saúde de indígenas e a importância de as pessoas de comunidades indígenas e quilombolas adentrarem no ensino superior, para, por exemplo, pensar pesquisas e políticas que tratem da realidade que elas vivenciam.

“Importante asseverar que, na maioria das vezes, uma pessoa indígena ou quilombola que ingressa na UFPA é a primeira de sua família a entrar numa universidade. Como militante dos Direitos Humanos, o debate é imprescindível e diz respeito à reafirmação do meu/do nosso compromisso com a Democracia”, lembra Jane Beltrão, professora do Programa de Pós-Graduação em Direito, que está na organização do evento.

Segundo a professora, as dificuldades de as populações indígenas e quilombolas adentrarem nas instituições de ensino superior são heranças dos séculos de escravização que desumanizam esses povos e populações, e, assim, é mais do que urgente a necessidade de se pensar políticas de inclusão que facilitem o acesso a esses espaços. Na UFPA, o programa de políticas afirmativas desenvolvido nos últimos anos, como o sistema de vagas reservadas e o Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE-IQ),  vem mudando a realidade da Instituição em todos os campi.

“Posso dizer que os efeitos sociais dos PSE na graduação e na pós-graduação fazem diferença, especialmente quando agregamos a eles programas de bolsas e estágios para melhor formar nossos(as) bacharéis/bacharelas, licenciados(as), mestres(as) e doutores(as). Aos poucos, vamos adentrando outros espaços sociais e, como diz Yssô Truká – nome civil Ailson dos Santos –, “a UFPA nos acolhe melhor’”, ressalta a professora.

Programação - O evento é aberto para todos, com foco principalmente em pessoas indígenas e quilombolas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio da página do seminário, até o dia 1º de fevereiro.

O evento  inicia às 9h, com a mesa de abertura seguida pela palestra “Em busca de uma universidade pluriétnico-racial”. Durante o primeiro dia, serão desenvolvidos painéis sobre “Pesquisas Empíricas no Direitos”, às 14h; “Jurisprudência Socioambiental Positiva”, às 15h20, e “Marco Normativo para Aplicação da Convenção de Minamata no Brasil”, no horário das 16h40.

Já no segundo dia, os painéis iniciam às 9h, com o “Observatório Quilombola”, seguido pelo painel “Peticionamento Internacional”, às 10h; e o painel sobre “Interesses Locais na Integração da Amazônia no Mercado do Carbono”. No período da tarde, serão abordados “Direito ao Território”, às 14h, e as "Políticas Afirmativas para Povos Indígenas e Quilombolas na UFPA”, às 16h20.

Seminário Diversidade Étnico-Racial no Ensino Superior

Evento em modelo híbrido, on-line e presencial

Data: e 2 de fevereiro

Local: Auditório Hailton Corrêa, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Campus Guamá

Inscrições via Página do Seminário, disponível até o dia de abertura do evento.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA