Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA inscreve para mais de 300 vagas em diversos programas de pós-graduação
Início do conteúdo da página

UFPA inscreve para mais de 300 vagas em diversos programas de pós-graduação

  • Publicado: Quarta, 25 de Janeiro de 2023, 16h20

PÓS GRADUAÇÃO janeiro

O ano de 2023 está repleto de oportunidades para aqueles interessados em se inscrever nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ofertados na Universidade Federal do Pará. São mais de 380 vagas para os cursos de mestrado e doutorado, disponíveis para as áreas de Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas, Saúde e mais. Porém é importante se atentar, pois os períodos de inscrição já encerram em janeiro e fevereiro.

Quatro programas de pós-graduação já encerram suas inscrições nos próximos dias. Com 16 vagas disponíveis para o mestrado e 15 para o doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia finaliza as inscrições já no dia 27 de janeiro. Já no dia 29, é a vez de os Programas de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia, com 29 vagas para o curso de mestrado; de Pós-Graduação em Engenharia Química, com 20 vagas no mestrado; e de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, com 17 vagas em ampla concorrência para o curso de mestrado, encerrarem seus respectivos prazos. Todas as inscrições podem ser realizadas no Sigaa.

Ainda no mês de janeiro, outros seis programas também finalizam o período de inscrição: o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, que oferta 42 vagas para mestrado e 20 vagas para doutorado nas áreas de Computação Aplicada, Telecomunicações e Sistemas de Energia Elétrica; o Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, que dispõe de 14 vagas para o mestrado, sendo 10 vagas destinadas a servidores da UFPA e quatro vagas para ampla concorrência; o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia, com 21 vagas de mestrado voltadas para a área de Minimização de riscos e mitigação de desastres naturais na Amazônia; o Programa de Pós-Graduação em Geofisica, que inscreve para 16 vagas de mestrado e nove para doutorado, nas linhas de pesquisa Petrofísica, Processamento e Interpretação de Dados Geofísicos e Modelagem e Inversão de Dados Geofísicos; e o Programa de Pós-Graduação em Zoologia, realizado em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, que disponibiliza sete vagas para o curso de doutorado.  As inscrições devem ser realizadas na Plataforma Sigaa.

Inscrições seguem até fevereiro - A primeira quinzena de fevereiro marca o encerramento do período de inscrição de cinco programas. O primeiro é o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, que dispõe de 15 vagas para o curso de mestrado, divididas entre as suas duas linhas de pesquisa - Organização da Informação e Mediação e Uso da Informação -,  e recebe inscrições até 1° de fevereiro. Já o Programa de Pós-Graduação em Reprodução Animal na Amazônia, com 20 vagas de mestrado e oito de doutorado, inscreve até o dia 2. Também encerrando dia 2 de fevereiro, o Programa de Pós-Graduação em Economia conta com 12 vagas para o curso de doutorado, sendo duas destinadas às pessoas negras de cor preta ou negras de cor parda, uma destinada a pessoas com deficiência e uma vaga reservada para indígena ou quilombola.

Por sua vez, o Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas oferece 11 vagas para o curso de doutorado, até o dia 5 de fevereiro, e o Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular dispõe de sete vagas para o mestrado e 20 vagas para o doutorado até o dia 7 de fevereiro. As inscrições devem ser realizadas via Plataforma Sigaa.

A segunda quinzena de fevereiro segue, ainda, com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação(PPGCC), que inscreve até o dia 17 de fevereiro. O PPGCC oferta 37 vagas para o curso de mestrado e 15 vagas para o doutorado. Já o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia oferece, no total,  18 vagas, divididas nas linhas de pesquisa Processos em Sistemas Costeiros e Oceânicos e Avaliação e Gestão de Recursos Aquáticos. 

Por fim, no dia 26 de fevereiro, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos encerra o período de inscrição para vaga na modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior, enquanto o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais (Profciamb) encerra o período de inscrição para o curso de mestrado no dia 27 de fevereiro. O Profciamb dispõe de 18 vagas, divididas nas linhas de atuação sobre Ambiente e Sociedade e sobre Recursos Naturais e Tecnologias, sendo três vagas destinadas à ação afirmativa e duas vagas reservadas para servidores da UFPA. Todas as inscrições devem ser realizadas no Sigaa.

Fluxo contínuo - Dois programas que iniciaram o período de inscrição em janeiro seguem em fluxo contínuo ao longo do ano de 2023. O primeiro deles é o Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca, que oferta 10 vagas para o curso de doutorado e permanece com inscrições abertas até o dia 1° de novembro de 2023. Os interessados devem possuir o título de mestre nas áreas de Bioinformática, Botânica, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Direito, Ecologia, Engenharia de Pesca, Estatística, Geografia, Matemática, Oceanografia, Zoologia, Zootecnia ou em áreas afins. Já o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos dispõe de 21 vagas para o curso de doutorado e recebe inscrições até o dia 19 de novembro de 2023.

Multicampi - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental é uma oportunidade para os interessados em cursar pós-graduação no Campus Tucuruí. As inscrições encerram no dia 31 de janeiro para a seleção de 18 pessoas para a turma de mestrado. Os interessados podem optar entre as linhas de pesquisa Segurança de Barragem e Planejamento e Gestão Ambiental, e devem acessar o site da Fadesp para emitir o boleto da taxa de inscrição até o dia 27 de janeiro, no valor de R$100. O comprovante de pagamento deve ser anexado aos demais documentos de inscrição na Plataforma Sigaa.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página