Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor da UFPA recebe a visita das presidentas da UNE e da UBES
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPA recebe a visita das presidentas da UNE e da UBES

  • Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 16h21

18.01.2023 Visita UNE Foto Alexandre de Moraes

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, recebeu, na última quarta-feira, 18 de janeiro, a visita da presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz. Com ela, estavam a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Jade Beatriz, e a presidenta da União da Juventude Socialista no Pará (UJS/PA), Ellana Silva. A visita faz parte da agenda de divulgação da 13ª Bienal de Arte e Cultura da UNE que será realizada entre 02 e 05 de fevereiro de 2023, na cidade do Rio de Janeiro. 

“Esse é um evento importante da UNE que reúne milhares de estudantes de todo o Brasil para fazer o debate sobre arte, cultura, educação, ciência e tecnologia. Nesse período de reabertura democrática e novos caminhos para educação, a Bienal se configura também como um evento político, funcionando como um ponto de debates e ideias para a construção do futuro do país”, afirmou a presidenta da UNE. 

Segundo Bruna Brelaz, a ideia da Bienal é fazer com que os(as) estudantes possam não apenas participar das discussões, mas também apresentar trabalhos artísticos produzidos em seus campi. “As universidades fazem muita produção de cultura, por isso a Bienal tem tanta força há tantos anos. Para a gente, será um momento muito feliz ver os estudantes da UFPA participando conosco desse momento histórico”, declarou. 

Bienal UNEDurante a reunião, a presidenta da UNE reconheceu os esforços da Reitoria da UFPA para manter a Universidade em meio aos cortes orçamentários para a educação pública superior nos últimos anos. Ela também elogiou o trabalho da UFPA na gestão da pandemia ao pautar suas ações na boa ciência e as consequências favoráveis que as iniciativas trouxeram para a instituição, que é a maior do segmento na região amazônica. 

“A gente sabe do esforço da UFPA para garantir uma educação de excelência no ensino superior. Temos ideia dos desafios que essa universidade e outras tantas no Brasil  sofreram nos últimos anos para manter seus estudantes na sala de aula, para garantir que esses estudantes pudessem permanecer no ensino superior e finalizar seus cursos e agora o que a gente espera é que o Ministério da Educação garanta mais investimentos nas universidades e olhe com prioridade para a educação como investimento e não como gasto”, destacou Bruna Brelaz. “Há quatro anos, na última edição presencial da Bienal, nós tivemos um debate sobre como os estudantes iam resistir a uma política de governo que não priorizava a educação brasileira. Agora, vamos nos reencontrar cheios de perspectivas para reconstruir a cultura e a educação brasileiras como patrimônio e pilar de reconstrução do país”, avaliou.

O reitor Emmanuel Tourinho parabenizou a UNE pela organização da Bienal e afirmou  que o evento é muito importante para destacar o papel da Arte e da Cultura no  desenvolvimento da educação em uma dimensão humanista: “A União Nacional dos Estudantes pode contar com o apoio da UFPA na realização da 13ª edição da Bienal de Arte e Cultura. Localmente, nossos estudantes já estão se mobilizando para ampla participação. Para nós, Arte e Cultura têm um valor especial como ambientes de formação intelectual, ética e política, como espaços de aprendizagem e valorização da diversidade, pauta tão relevante na sociedade brasileira, que tem o desafio de vencer o fascismo nas suas mais diferentes formas de manifestação”.

Para o reitor, a UNE tem um papel histórico de contribuições para a democracia no país, em especial na afirmação da educação como direito humano universal, que deve ser garantido a todas as pessoas no Brasil. “A história da União Nacional dos Estudantes é motivo de orgulho para a comunidade educacional brasileira. A UNE sempre atuou com firmeza em defesa da democracia como princípio para garantia de direitos e oportunidades aos estudantes”, lembrou.

Evento - A Bienal da UNE é o maior festival estudantil da América Latina. O encontro discute arte, cultura, educação, política, ciência e tecnologia com milhares de estudantes, do ensino médio à pós-graduação, de todas as regiões do país. Nesta 13ª edição o tema é “Um rio chamado Brasil”. A programação da Bienal é gratuita e aberta ao público, limitada apenas pela capacidade de cada espaço. Mais informações em bienaldaune.com.br.

Texto: Edmê Gomes – Ascom UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página