Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para cursos virtuais de ensino da língua e introdução à cultura chinesas

• Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 15h01

língua e cultura chinesas

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), em parceria com o Instituto Confucius, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e com a Universidade Normal de Hebei, de Shijiazhuang, na China, realiza os cursos virtuais de ensino da língua e cultura chinesas para iniciantes. A ação é uma oportunidade gratuita de aprendizagem para estudantes, docentes e pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) que têm a chance de iniciar seus estudos sobre a língua e cultura chinesas com professores nativos.

O GCUB é uma associação sem fins lucrativos que busca promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre suas instituições associadas e parceiros internacionais. Por intermédio do grupo, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores da UFPA podem aprimorar seus estudos por meio de projetos e ações de cooperação internacional que possibilitam a troca de valores e visões com pessoas de outras culturas.

Atualmente, estão disponíveis para inscrições os cursos de Língua Chinesa - Nível 1 - Edição e Introdução à Cultura Chinesa - Edição. No total, serão selecionados 100 participantes por turma, sendo aceitos os dois primeiros inscritos por universidade, com capacidade para dois suplentes. As inscrições seguem até o dia 22 de fevereiro. Para realizar os cursos, os inscritos devem possuir computador com alto-falante, microfone e webcam, além de uma conexão de internet com alta velocidade. As aulas serão realizadas por meio da plataforma VooV Meeting.

Curso de Língua Chinesa - As aulas de Língua Chinesa buscam capacitar os alunos na fala do idioma chinês em um nível básico, possibilitando o reconhecimento de ideogramas e compreensão da língua nas relações do dia a dia. O curso apresenta carga horária de 45h, com duas aulas ministradas em português, semanalmente, com duração de duas horas. Os interessados em participar devem realizar sua inscrição por meio de formulário.

Para este curso, foram disponibilizadas duas turmas, sendo uma no horário da noite e uma no turno da manhã. As aulas da turma noturna serão realizadas pelo professor Lyu Xueye, da Universidade Jiaotong de Lanzhou, às segundas e quartas-feiras, no horário das 19h30 às 21h30. Essa turma inicia no dia 13 de março e encerra no dia 7 de junho. A outra turma noturna contará com a orientação da professora Yin Xuelu, da UFF, nas terças e quintas-feiras, no horário das 19h30 às 21h30. As aulas iniciam no dia 14 de março e terminam no dia 8 de junho.

Já a turma diurna terá como tutor o professor Andre Wang Bingzhang, também da UFF, nas terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. O curso inicia no dia 14 de março e finaliza no dia 8 de junho.

Para obter o certificado de proficiência ao final do curso, todos os inscritos deverão participar no Hanyu Shuiping Kaoshi - HSK1, o exame de proficiência em língua chinesa para falantes não nativos, realizado em junho. O GCUB disponibiliza o Programa do Curso de Língua Chinesa.

Curso de Introdução à Cultura Chinesa - O curso de Introdução à Cultura Chinesa pretende proporcionar o conhecimento básico sobre a cultura chinesa para a compreensão dos costumes, história, filosofia e religião do país. As aulas terão 22h de carga horária, distribuídas em uma aula semanal, com duração de uma hora e meia, realizadas pelo professor Hou Lizhi, da UFF. A turma inicia no dia 15 de março e encerra no dia 21 de junho, com aulas às quartas-feiras, no horário das 9h às 10h30.

Em virtude de este curso ser realizado na língua inglesa, será exigida a comprovação de proficiência no idioma, com o mínimo de nível B2 em Inglês, seguindo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR). Serão aceitos como comprovantes de proficiência em inglês os seguintes testes: TOEFL iTP ou iBT (realizado a partir de março de 2021), IELTS (nota a partir de 5.5), Exame de Cambridge (mínimo de 160 pontos) ou EF SET Certificate (teste gratuito).

Os interessados em se inscrever no curso devem fazê-lo pelo formulário virtual. Para mais informações, acesse o Programa do Curso de Introdução à Cultura Chinesa.

Curso de Língua Chinesa - Nível 1 - Edição

Inscrições: via formulário, até 22 de fevereiro

Programa do Curso de Língua Chinesa

Curso de Introdução à Cultura Chinesa - Edição

Inscrições: via formulário, até o dia 22 de fevereiro.

Programa do Curso de Introdução à Cultura Chinesa

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA