Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA lança edital do Processo Seletivo Especial para cursos na modalidade de educação a distância

• Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 14h08

PSE Educação a Distancia PORTAL

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, o edital do Processo Seletivo para o ingresso de discentes em cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância – Processo Seletivo Especial EaD 2023 (PSE EaD UFPA 2023). O PSE EaD 2023 vai ofertar 1.340 vagas em 06 cursos, distribuídas em 20 polos presenciais, além de uma vaga extra, em cada curso e polo, reservada a pessoas com deficiência (PcD). As inscrições iniciam às 14h do dia 9 de fevereiro (quinta-feira) e seguem até às 17h do dia 10 de março de 2023.

As vagas ofertadas no Processo Seletivo Especial EaD 2023 são destinadas a estudantes com inscrição homologada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que tenham obtido nota inferior a 400 (quatrocentos) na redação e nota inferior a 300 (trezentos) em uma ou mais áreas do Enem 2022. Estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública ou privada, em um ou mais dos estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), podem contar com um bônus de 10% (dez por cento) sobre a nota do Enem 2022, desde que o mesmo seja solicitado no momento da inscrição.

Embora os cursos sejam ofertados na modalidade a distância, é importante que os(as) candidatos(as) estejam atentos(as) ao fato de que as avaliações, as aulas práticas, os estágios de campo e o atendimento serão realizados de forma presencial, aos sábados. Os cursos ofertados terão como sedes os seguintes municípios do Pará: Ananindeua, Baião, Barcarena, Bujaru, Breves, Cachoeira do Arari, Cametá, Canaã dos Carajás, Capanema, Capitão Poço, Goianésia do Pará, Igarapé-Miri, Jacundá, Marabá, Muaná, Paragominas, Ponta de Pedra, Salinópolis, São Sebastião de Boa Vista e Tailândia.

Como se inscrever - As inscrições para o PSE EaD 2023 devem ser realizadas no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), a partir das 14h do dia 9 de fevereiro até as 17h do dia 10 de março de 2023. A taxa de inscrição será no valor de R$100 (cem reais), porém há a possibilidade de solicitação da isenção do pagamento da taxa, desde que o(a) candidato(a) comprove ter cursado todo o ensino médio ou equivalente em escola da rede pública ou que comprove ter sido bolsista integral em escola da rede privada. Para quem não for isento(a), o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 31 de março de 2023.

Reoferta - Assim como outros processos seletivos realizados pela UFPA, o PSE-EaD 2023 também contará com a reoferta das vagas não preenchidas. A reoferta possibilita que candidatos(as) aprovados(as) não classificados(as) em seus cursos iniciais tenham a oportunidade de optar por concorrer a uma vaga em outro curso que tenha vagas não preenchidas. A Reoferta de Vagas será realizada após a divulgação do primeiro resultado do Processo Seletivo Especial EaD 2023, na página do CEPS.

Processo Seletivo Especial EaD 2023

Inscrições: das 14h do dia 9 de fevereiro até às 17h do dia 10 de março de 2023

Pagamento da taxa de inscrição: até 31 de março de 2023.

Edital disponível aqui.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA