Página inicial > Ultimas Notícias > Divulgado o edital de seleção de propostas para o Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI)

• Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 13h39

EDITAL PACI

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e a Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (Prointer/UFPA) divulgaram o Edital 03/2023 de seleção de propostas para o Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI). O PACI tem o objetivo de oferecer recursos para a realização de reuniões com grupos de pesquisas estrangeiros, seja para receber, seja para enviar pesquisadores. O período de submissão de propostas inicia no dia 27 de fevereiro e segue aberto até 30 de março deste ano.

O programa dispõe, ao todo, de R$500.000,00 em recursos e o auxílio financeiro é destinado à reunião entre pesquisadores da UFPA e grupos de pesquisa de instituições estrangeiras, para a elaboração de projetos em cooperação internacional. O recurso também poderá ser utilizado para o custeio de despesas de passagens e diárias de pesquisadores visitantes, que se deslocam aos campi da UFPA, e para organização de projeto de pesquisa em cooperação da UFPA com instituições estrangeiras. Em ambos os casos, as viagens não devem exceder 10 dias de duração, com limite por proposta de R$12.000,00 (doze mil) para viagens na América do Sul, e R$15.000,00 (quinze mil) para viagens na América do Norte e em outros continentes.

Serão atendidos, preferencialmente, apenas uma proposta por Programa de Pós-Graduação Acadêmico ou Profissional. O beneficiário do apoio deverá ser docente permanente de um Programa de Pós-Graduação Acadêmico ou Profissional stricto sensu, de Mestrado ou Doutorado, da UFPA e coordenar, ou ser membro, de um grupo de pesquisa da UFPA. Serão aceitas propostas de pesquisadores doutores não vinculados a Programas de Pós-Graduação, somente para os campi do interior, quando a visita for de pesquisadores estrangeiros.

Como submeter sua proposta - Os pesquisadores interessados em submeter proposta devem se cadastrar na Plataforma do Siapesq e anexar os documentos necessários na Plataforma. Para realizar a submissão, o solicitante necessita estar vinculado como docente permanente a um Curso de Pós-Graduação de Mestrado ou Doutorado da UFPA. Também é necessário ter publicado ao menos um trabalho científico em 2022, podendo ser artigo em periódico, livro ou capítulo de livro, desde que tenha sido autor principal ou coautor. No momento da solicitação, o coordenador deve estar orientando um discente de Iniciação Científica e mais um discente de mestrado ou doutorado, coordenando um projeto de pesquisa registrado na Propesp e cadastrado no SIGAA ou participando dele, como também coordenando grupos de pesquisa cadastrado no Diretório do CNPq ou participando deles.

Como compromisso, em até 30 dias após a conclusão da viagem, o beneficiário do edital deverá realizar uma atividade para os alunos de graduação da UFPA, que pode ser palestra, curso, workshop ou outras, para divulgação da pesquisa. Também será necessário submeter o projeto de pesquisa para apoio financeiro por agência ou instituição brasileira ou estrangeira.

Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI)

Inscrições: de 27 de fevereiro até 30 de março de 2023

Edital 03/2023