Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA inaugura Ambulatório de Clínica Cirúrgica para atendimento da população
Início do conteúdo da página

UFPA inaugura Ambulatório de Clínica Cirúrgica para atendimento da população

  • Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 15h58

Inauguração do Ambulatório de Clínica Cirúrgica doHUJBB Foto Alexandre de Moraes

A Universidade Federal do Pará (UFPA) inaugurou nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, o prédio do Ambulatório de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Médicas. O espaço está localizado nas dependências do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e terá 100% do atendimento voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

03.02.2023 Inauguração do Ambulatório de Clínica Cirúrgica doHUJBB Foto Alexandre de Moraes 84A cerimônia de inauguração contou com as presenças do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; do diretor-geral do Instituto de Ciências Médicas, Silvestre Savino Neto; da diretora-adjunta do Instituto de Ciências Médicas,  Silvia Helena Arias Bahia; da superintendente do Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA/EBSERH), Regina Feio Barroso; do pró-reitor de Extensão, Nelson Souza Júnior; da pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Verbicaro; e do Chefe do Serviço de Cirurgia Geral e Aparelho Digestivo e Preceptoria dos Programas de Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo do HUJBB, Geraldo Ishak. Também participaram da inauguração o prefeito do campus, Eliomar Azevedo do Carmo, diversos dirigentes das duas instituições, além de docentes, profissionais e estudantes que atuam na unidade.   

Antes de descerrar a placa de inauguração do prédio, o reitor Emmanuel Zagury Tourinho agradeceu a dedicação dos docentes, discentes e dos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Medicina e do HUJBB. Ele falou da associação entre ensino, pesquisa, extensão e assistência na área de saúde e parabenizou a equipe pelo empenho na disponibilização de mais serviços à comunidade: “Este é um investimento da Universidade em favor da saúde da população que, ao mesmo tempo, sinaliza o empenho da UFPA em dar um salto de qualidade no ensino da graduação. Todas as ideias e projetos que estiverem na direção de criar condições para que esse ensino alcance um novo patamar de qualidade serão sempre muito bem recebidas pela Administração”, destacou o reitor. 

03.02.2023 Inauguração do Ambulatório de Clínica Cirúrgica doHUJBB Foto Alexandre de Moraes 45“As demandas do hospital são imensas. Existia um ambulatório de clínica cirúrgica dentro do Hospital, mas com limitações físicas e, consequentemente, de atendimento.  Com essa nova unidade, abrimos uma perspectiva de atendimento maior ao mesmo tempo em que liberamos espaço dentro do hospital para ocupação de outras unidades”, explicou o diretor-geral do ICM, Silvestre Savino Neto. “Como universidade e hospital universitário, temos uma grande missão, que é o atendimento da população do SUS e a formação em serviço dos nossos alunos através de projetos de extensão e da pesquisa por meio da pós-graduação. Lucra a Instituição, em qualidade de ensino, e lucra a população carente, que ganha uma estrutura confortável e adequada para atendimento".  

Homenageada pelos dirigentes do ICM, a superintendente do Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará, Regina Feio Barroso, destacou em seu pronunciamento o caráter formativo de assistência e ensino do hospital. “Com certeza, aqui, apesar das nossas dificuldades, temos o melhor ensino. Não à toa a nossa Residência em cirurgia é concorridíssima”, disse, com orgulho, dirigindo-se aos estudantes presentes. “A entrega desse prédio vem ao encontro de toda uma proposta de melhoria do serviço de cirurgia. Com a pandemia, nós estamos com uma fila maior de cirurgias eletivas que precisam ser realizadas e essa inauguração também é uma resposta às nossas necessidades”, frisou.     

03.02.2023 Inauguração do Ambulatório de Clínica Cirúrgica doHUJBB Foto Alexandre de Moraes 1Atendimento - Demanda antiga do curso de Medicina, o Ambulatório de Clínica Cirúrgica configura-se como um novo espaço de ensino, pesquisa e atendimento à comunidade, com nove consultórios e uma sala de curativos, salas administrativas, banheiros adaptados e recepção climatizada. Ao todo, estarão envolvidos nas atividades do local 130 alunos da graduação, 13 residentes e 40 profissionais médicos, entre docentes e servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Atualmente, o Serviço de Cirurgia realiza, em média, 1.350 atendimentos mensais ligados à Clínica Cirúrgica.  

Texto: Edmê Gomes – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página