Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisador da UFPA identifica uma nova espécie de tartaruga encontrada no sudeste do Pará
Início do conteúdo da página

Pesquisador da UFPA identifica uma nova espécie de tartaruga encontrada no sudeste do Pará

  • Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 14h54

Perema do Pará M. Hoogmoed

O pesquisador Fábio Cunha, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca da Universidade Federal do Pará (Ppgeap-Neap/UFPA), desenvolveu um trabalho sobre a descoberta de uma nova espécie de tartaruga de água doce. A espécie Mesoclemmys sabiniparaensis, também chamada de Perema-do-Pará, foi encontrada no município de São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará, e se diferencia das demais tartarugas pela cabeça pequena e coloração exuberante, que mistura marrom-avermelhado e amarelo-queimado em um padrão bicolor.

M. Hoogmoed2O autor entrou em contato com a população de tartarugas durante suas visitas ao Museu Paraense Emílio Goeldi. Com suporte nesse encontro, foram desenvolvidas análises moleculares, ou seja, o sequenciamento do DNA dos animais, além de estabelecer comparações morfológicas e morfométricas, isto é, na forma dos animais, com espécies já descritas pela ciência. Com os resultados dessas comparações de fragmentos de DNA, foi possível classificar essa nova espécie. Esta é a terceira nova espécie de tartaruga da Amazônia classificada nos últimos dois anos, sendo duas do estado do Pará e descritas por Cunha.

“A principal conclusão é que a região amazônica continua sendo um dos últimos refúgios de biodiversidade do planeta e, para o grupo tartarugas, isso não é diferente. Precisamos mais do que nunca preservar os ecossistemas naturais para que possamos entender quais serviços ecossistêmicos, caso contrário, poderemos perder informações e dados relevantes sem antes os conhecermos. Como dizem: estaremos rasgando páginas de um livro cujo conteúdo ainda nem conhecemos”, afirma Fábio Cunha.

Para registrar a descoberta, o pesquisador publicou um artigo na Chelonian Conservation and Biology e agora seguirá aprofundando a pesquisa para a sua tese, que aborda os aspectos biológicos sobre a história natural, a ecologia, a biologia reprodutiva e outras características fisiológicas desses répteis, além de entender as dinâmicas da ecologia e conservação das espécies de tartarugas brasileiras. A pesquisa desenvolvida por Fábio Cunha conta com a orientação do professor Marcelo Costa Andrade (Ppgeap-Neap/UFPA).

M. Hoogmoed3Preservação - As tartarugas estão entre os vertebrados mais ameaçados do mundo, e cerca de 61% delas foram extintas ou enfrentam ameaças de extinção na modernidade. A Amazônia brasileira ocupa um papel importante para a preservação dessas espécies, pois é a terceira região com maior número desses répteis em todo o mundo, sendo chamada de hotspot turtle (ponto quente de tartarugas), por abrigar 21 espécies de tartarugas que só são encontradas nesta localidade, devendo ser prioridade para a conservação desse grupo da fauna.

“Ao longo de minha vida, minha carreira acadêmica foi dedicada a ampliar o conhecimento acerca da ecologia e história natural das espécies de tartarugas do Brasil, em especial as espécies amazônicas. Por isso minha tese de doutorado está diretamente ligada a entender os aspectos ecológicos e a conservação de espécies de tartarugas raramente estudadas. A descoberta de novas espécies vem demonstrar, mais uma vez, a importância da ciência e das unidades de conservação como um refúgio da biodiversidade”, conclui Fábio Cunha.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação da pesquisa

registrado em:
Fim do conteúdo da página