Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga a demanda preliminar de candidatas(os)/vaga do PS UFPA 2023

UFPA divulga a demanda preliminar de candidatas(os)/vaga do PS UFPA 2023

• Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 17h19

PS 2023 Demanda preliminar Portal

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Centro de Processos Seletivos (CEPS), divulgou, nesta terça-feira, 14 de fevereiro, a demanda de candidatas(os)/vaga por oferta de curso do Processo Seletivo 2023. A listagem, que detalha a demanda por grupo de vagas em cada oferta de curso, pode ser conferida na página do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS).

Entre os dez cursos com as maiores demandas no PS 2023 estão: Psicologia (Bac/Ext/Matutino/Entrada 1/Belém), com 140.73 candidatos(as) por vaga; Fisioterapia (Bac/Ext/Integral/Entrada 1/Belém), 118.6 por vaga; Medicina (Bac/Ext/Integral/Entrada 1/Belém), 99.73 por vaga; Medicina (Bac/Ext/Integral/Entrada 2/Belém), 96.97 por vaga; Enfermagem (Bac/Ext/Integral/Entrada 1/Belém), 96.71 por vaga; Medicina (Bac/Ext/Integral/Entrada 2/Altamira), 87.47 por vaga; Medicina (Bac/Ext/Integral/Entrada 1/Altamira), 85.93 por vaga; Psicologia (Bac/Ext/Vespertino/Entrada 1/Belém), 79.73 por vaga; Educação Física (Lic/Ext/Matutino/Entrada 2/Belém), 79.13 por vaga; e Direito (Bac/Ext/Matutino/Entrada 1/Belém) com 77.1 por vaga.

Para entender o quadro completo da demanda do seu curso, primeiro a(o) candidata(o) precisa considerar o seu perfil de inscrição, que indica a que grupos de vagas está concorrendo. Dependendo do grupo de vagas, a concorrência é maior ou menor e é sempre acumulativa (aumenta a possibilidade de ingresso) se a(o) candidata(o) tiver perfil para concorrer em mais de um grupo.

Por exemplo, no caso de uma(um) candidata(o) que se inscreveu para o curso de Biblioteconomia – Matutino (ofertado em Belém), com perfil que atende aos requisitos da Cota Escola/Renda/PPI, ela(e) concorre às vagas dos grupos A (Ampla Concorrência), C (Cota Escola) E (Cota Escola/PPI), G (Cota Escola/Renda) e I (Cota Escola/Renda/PPI). Na planilha da demanda dessa oferta de curso, ela(e) verá que a demanda para as vagas da ampla concorrência (20 vagas) é de 6.2 candidatas(os)/vaga; nas vagas da Cota Escola (1 vaga), a demanda é de 106.0 candidatas(os)/vaga; nas vagas da Cota Escola/PPI (7 vagas), a demanda é de 6.57 candidatas(os)/vaga; nas vagas da Cota Escola/Renda (1 vaga), a demanda  é de 70.0 candidatas(os)/vaga; e nas vagas da Cota Escola/Renda PPI (7 vagas), a demanda é de 4.86 candidatas(os)/vaga.

Nos grupos de algumas ofertas que aparecem na planilha sem inscritas(os) concorrentes, as vagas serão redistribuídas para outro(s) grupo(s) de concorrência no momento do processamento do listão, de acordo com as prioridades previstas no item 7 do edital. E, no caso de grupos sem vagas, as(os) inscritas(os) concorrerão apenas nos demais grupos em que houver vaga distribuída, sempre participando da ampla concorrência.

A demanda divulgada considera as inscrições preliminarmente homologadas, divulgadas na última sexta-feira, 10 de fevereiro. Os dados ainda podem sofrer alterações, conforme o resultado dos recursos às homologações de candidatas(os) concorrentes ao PS 2023.

Oferta - O PS UFPA 2023 é o maior vestibular da universidade, com oferta de 7.380 vagas, sendo 3.594 de ampla concorrência, 3.594 do Sistema de Cotas e 192 vagas adicionais para pessoas com deficiência (PcD). As vagas estão distribuídas em 193 ofertas de cursos, nos 12 campi da UFPA. Em resultado preliminar da homologação das inscrições, 64.644 candidatas(os) foram homologadas(os) e estão aptas(os) a concorrer às vagas.

Para consultar a demanda de candidatas(os)/vaga do PS UFPA 2023, acesse aqui.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA