Página inicial > Ultimas Notícias > Chamada aberta para artigos que abordem a temática Estágio Supervisionado e Formação de Professores na Amazônia

• Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 16h29

Formação de Professores

Professoras do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA) realizam chamada para alunos de Graduação e Pós-Graduação da UFPA submeterem seus trabalhos acadêmicos sobre estágio supervisionado. Os textos serão publicados em um capítulo do livro Estágio Supervisionado e Formação de Professores/as na Amazônia: saberes, experiências e itinerários constitutivos, que será publicado no formato e-book. Os interessados em submeter seus textos devem fazê-lo até o dia 28 de fevereiro.

A iniciativa parte do objetivo de analisar a disciplina com alunos e professores de diferentes universidades na região amazônica, para pensar experiências diversas sobre os estudos, os saberes e os itinerários que são propostos durante a disciplina. O estágio supervisionado é presente em muitos cursos de graduação, como nos cursos de licenciatura, e reúne a teoria aprendida em sala de aula com a atuação prática, em que os alunos vivenciam a profissão que pretendem seguir.

“Acreditamos que a reunião de experiências e pesquisas, em uma obra que considere as especificidades dos contextos de formação amazônidas, tem muito a contribuir para uma melhor visualidade do campo de estudos, uma melhor divulgação do conhecimento já produzido e para o incentivo da materialização de experiências em texto, ampliando as possibilidades formativas, além de abrir novas frentes de diálogos sobre os saberes e fazeres que dizem respeito ao estágio nas universidades de nossa região”, informa Livia Silva, uma das coordenadoras da produção.

Como submeter artigos - As submissões devem ser realizadas por meio de formulário, até o dia 28 de fevereiro. Serão aceitos textos na forma de artigos de pesquisa original, relatos de experiências ou de casos, entrevistas, biográficos ou autobiográficos, apresentando, no máximo, cinco autores. As produções devem ser originais, mas não precisam ser inéditas, podendo ser aceitos textos já publicados em anais de eventos ou periódicos.

Demais informações sobre a estruturação do texto podem ser conferidas no formulário de inscrição.

Livro Estágio Supervisionado e Formação de Professores/as na Amazônia: saberes, experiências e itinerários constitutivos

Submissão de artigos: via formulário, até o dia 28 de fevereiro

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA