Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga resultado final dos Processos Seletivos para as Residências Médica e Multiprofissional da Saúde 2023

• Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 17h28

Resultado Residências 2023

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, os resultados dos Processos Seletivos para Residência Médica (PSRM) e para Residência Multiprofissional da Saúde (PSRMPS) do ano de 2023. No total, 169 candidatas(os) foram aprovadas(os) e classificadas(os) nos dois concursos, que tiveram 1.836 inscrições homologadas, demanda superior à dos anos anteriores, com a oferta de mais 170 vagas, em diferentes especialidades e para diversos hospitais no estado.

Uma novidade na seleção deste ano foi a adoção da reserva de vagas para candidatas(os) negras(os) e indígenas, sendo a UFPA a primeira universidade federal a adotar políticas de ações afirmativas para ingresso em Residências Médicas, Multiprofissionais e Uniprofissionais. Nesta primeira edição com cotas, os processos seletivos para residências classificaram 20 candidatas(os) negras(os) ou indígenas.

Sobre os cursos - A residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a profissionais graduados em cursos devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A Residência Médica é destinada a profissionais graduados em Medicina, em curso reconhecido pelo MEC, e a médicos estrangeiros ou brasileiros graduados em escolas estrangeiras, com diploma revalidado no Brasil, por universidade pública reconhecida pela legislação vigente.

Os Programas de Residência Médica da UFPA são desenvolvidos no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), nas seguintes especialidades: Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Infectologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva Adulto, Oftalmologia, Oncologia Clínica, Otorrinolaringologia, Pediatria e Pneumologia.

Já o Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (PRMPS) constitui-se em um ensino em serviço, em formato de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização. O curso tem duração mínima de dois anos (exceto o Programa de Residência em Área Profissional Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial HUJBB/Belém, que tem duração de 3 anos), com carga horária de 60h semanais, desenvolvidas em regime de dedicação exclusiva, com atividades práticas que podem incluir plantões de final de semana.

O programa acolhe diferentes categorias de profissionais da saúde, nos seguintes hospitais: HUJBB e HUBFS, em Belém/PA; Hospital Santo Antônio Maria Zaccarias (HSAMZ), em Bragança/PA; na Rede de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do Município de Altamira; e no Hospital Veterinário Universitário do Campus Universitário de Castanhal, em Castanhal/PA. As áreas das residências são: Oncologia, Saúde do Idoso, Atenção ao Paciente Crítico, Atenção à Clínica Integrada, Saúde da Mulher e da Criança, Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Atenção à Clínica Especializada – Fonoaudiologia, Enfermagem Obstétrica, Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres, Clínica Médica e Reprodução de Ruminantes e Equídeos, e Patologia Animal.

As(Os) profissionais classificadas(os) devem obedecer aos regulamentos da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) e da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). Em breve, serão convocadas(os) para a matrícula institucional.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA