Servidores da UFPA recebem a comenda Francisco Caldeira Castelo Branco, da Prefeitura de Belém
No dia da celebração dos 407 anos de Belém, 12 de janeiro, servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA) receberam a Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, comenda da Prefeitura Municipal de Belém que homenageia anualmente cidadãos e cidadãs de destaque no âmbito político, econômico, social, cultural e educacional da cidade. A cerimônia foi realizada na Igreja de Santo Alexandre, com a entrega da condecoração feita pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Em 2023, seis membros da comunidade da UFPA foram agraciados: Nelson José Souza Jr., pró-reitor de Extensão; Paulo Moreira Pinto, diretor-adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA); Tadeu Oliver Gonçalves, docente do Instituto de Educação Científica e Matemática (IEMCI) e decano do Conselho Universitário; João Tertuliano de Almeida Lins Neto, docente aposentado do curso de Economia; Simone Maria Neno Silva, psicóloga e coordenadora editorial da Editora da UFPA (ed.ufpa); e Clay Anderson Nunes, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e atual reitor da Universidade do Estado do Pará. Ao todo, 25 pessoas receberam a condecoração.
Ao receber a principal honraria concedida pela Prefeitura de Belém, o professor Nelson Souza afirmou estar honrado: “Me sinto abraçado não apenas pelo governo de nossa cidade, a partir do prefeito Edmilson Rodrigues, mas pela cidade. Isso significa bem diretamente o reconhecimento do meu percurso enquanto educador envolvido com as Ciências Humanas, em especial com a Filosofia, com a Arte, com a Cultura, com a Educação Básica e, nos últimos anos, à frente da Pró-Reitoria de Extensão, com os inúmeros esforços para que a universidade esteja cada vez mais situada e vinculada socialmente à cidade de Belém”.
O professor Tadeu Oliver Gonçalves também se sentiu muito honrado por receber a medalha, sendo representado, na cerimônia, pelo seu filho Tadeu Valim. Ele considera que a homenagem se deve ao trabalho que vem realizando há 44 anos como docente da UFPA para a melhoria do processo ensino/aprendizagem da matemática no estado do Pará, tanto na graduação quanto na pós-graduação.
“No momento em que tenho de solicitar minha aposentadoria por estar completando 75 anos, certamente me sinto muito honrado pela outorga da medalha. No entanto compartilho tal honraria a mim concedida com todos aqueles que foram meus professores, meus alunos de graduação, meus orientandos de mestrado e doutorado, meus prezados colegas do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA, bem como com meus três filhos e minha querida esposa e companheira de trabalho há 44 anos, professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves. Aproveito este momento para agradecer as mensagens de carinho e reconhecimento que recebi da comunidade da nossa grande família que é a nossa Universidade Federal do Pará”, afirmou Tadeu Oliver.
Simone Neno, psicóloga e coordenadora editorial da Editora da UFPA (ed.ufpa), declarou: “Agradeço a honrosa comenda à Prefeitura de Belém, na pessoa do querido prefeito Edmilson Rodrigues. Na origem dessa distinção, está a Universidade Federal do Pará, responsável por toda a minha formação acadêmica, no curso de Psicologia, e trajetória na pesquisa, no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento do NTPC, alicerce para o meu trabalho como psicóloga clínica. A UFPA alargou a minha visão de mundo e me proporcionou oportunidades de participação no movimento estudantil, na representação discente e na gestão, em diferentes instâncias, em especial na Clinica de Psicologia, do IFCH, no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (na coordenação do Serviço de Psicologia e depois como coordenadora acadêmica), e na direção da Editora da UFPA, ofício nobre, experiência ímpar na minha vida e que conecta a UFPA com a sociedade. A ed.ufpa é um ambiente de criatividade e aprendizado constantes e conta com uma equipe extremamente talentosa e comprometida com a Instituição. As coisas que faço são movidas pelo entusiasmo e pelo sentido que possam vir a ter para o coletivo. Realizá-las é suficiente para mim. Mas fiquei feliz e emocionada com a honraria, que tornou ainda maior o sentimento de pertencimento a Belém”.
Sobre a comenda - A Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco foi instituída em 1978 e leva o nome do capitão português, fundador da capital paraense, em 1616.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Comus/Prefeitura de Belém
Redes Sociais