Página inicial > Ultimas Notícias > Servidores da UFPA recebem a comenda Francisco Caldeira Castelo Branco, da Prefeitura de Belém

• Publicado: Segunda, 20 de Fevereiro de 2023, 11h57

Medalha Castelo Branco Portal 1

No dia da celebração dos 407 anos de Belém, 12 de janeiro, servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA) receberam a Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, comenda da Prefeitura Municipal de Belém que homenageia anualmente cidadãos e cidadãs de destaque no âmbito político, econômico, social, cultural e educacional da cidade. A cerimônia foi realizada na Igreja de Santo Alexandre, com a entrega da condecoração feita pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Em 2023, seis membros da comunidade da UFPA foram agraciados: Nelson José Souza Jr., pró-reitor de Extensão; Paulo Moreira Pinto, diretor-adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA); Tadeu Oliver Gonçalves, docente do Instituto de Educação Científica e Matemática (IEMCI) e decano do Conselho Universitário; João Tertuliano de Almeida Lins Neto, docente aposentado do curso de Economia; Simone Maria Neno Silva, psicóloga e coordenadora editorial da Editora da UFPA (ed.ufpa); e Clay Anderson Nunes, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e atual reitor da Universidade do Estado do Pará. Ao todo, 25 pessoas receberam a condecoração.

Medalha Castelo Branco Portal 2Ao receber a principal honraria concedida pela Prefeitura de Belém, o professor Nelson Souza afirmou estar honrado: “Me sinto abraçado não apenas pelo governo de nossa cidade, a partir do prefeito Edmilson Rodrigues, mas pela cidade. Isso significa bem diretamente o reconhecimento do meu percurso enquanto educador envolvido com as Ciências Humanas, em especial com a Filosofia, com a Arte, com a Cultura, com a Educação Básica e, nos últimos anos, à frente da Pró-Reitoria de Extensão, com os inúmeros esforços para que a universidade esteja cada vez mais situada e vinculada socialmente à cidade de Belém”.

O professor Tadeu Oliver Gonçalves também se sentiu muito honrado por receber a medalha, sendo representado, na cerimônia, pelo seu filho Tadeu Valim. Ele considera que a homenagem se deve ao trabalho que vem realizando há 44 anos como docente da UFPA para a melhoria do processo ensino/aprendizagem da matemática no estado do Pará, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Medalha Castelo Branco Portal 3“No momento em que tenho de solicitar minha aposentadoria por estar completando 75 anos, certamente me sinto muito honrado pela outorga da medalha. No entanto compartilho tal honraria a mim concedida com todos aqueles que foram meus professores, meus alunos de graduação, meus orientandos de mestrado e doutorado, meus prezados colegas do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA, bem como com meus três filhos e minha querida esposa e companheira de trabalho há 44 anos, professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves. Aproveito este momento para agradecer as mensagens de carinho e reconhecimento que recebi da comunidade da nossa grande família que é a nossa Universidade Federal do Pará”, afirmou Tadeu Oliver.

Medalha Castelo Branco Portal 4Simone Neno, psicóloga e coordenadora editorial da Editora da UFPA (ed.ufpa), declarou: “Agradeço a honrosa comenda à Prefeitura de Belém, na pessoa do querido prefeito Edmilson Rodrigues. Na origem dessa distinção, está a Universidade Federal do Pará, responsável por toda a minha formação acadêmica, no curso de Psicologia, e trajetória na pesquisa, no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento do NTPC, alicerce para o meu trabalho como psicóloga clínica. A UFPA alargou a minha visão de mundo e me proporcionou oportunidades de participação no movimento estudantil, na representação discente e na gestão, em diferentes instâncias, em especial na Clinica de Psicologia, do IFCH, no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (na coordenação do Serviço de Psicologia e depois como coordenadora acadêmica), e na direção da Editora da UFPA, ofício nobre, experiência ímpar na minha vida e que conecta a UFPA com a sociedade. A ed.ufpa é um ambiente de criatividade e aprendizado constantes e conta com uma equipe extremamente talentosa e comprometida com a Instituição. As coisas que faço são movidas pelo entusiasmo e pelo sentido que possam vir a ter para o coletivo. Realizá-las é suficiente para mim. Mas fiquei feliz e emocionada com a honraria, que tornou ainda maior o sentimento de pertencimento a Belém”.

Sobre a comenda - A Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco foi instituída em 1978 e leva o nome do capitão português, fundador da capital paraense, em 1616.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Fotos: Comus/Prefeitura de Belém