Página inicial > Ultimas Notícias > Clube de Ciências da UFPA inscreve novos sócios-mirins até este sábado, 25 de fevereiro

• Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 18h16

Clube de Ciencias

Você sabia que a Universidade Federal do Pará (UFPA) dispõe de um projeto de extensão para o ensino científico gratuito voltado ao público infantojuvenil? O Clube de Ciências da UFPA, que funciona no Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI), tem como objetivo desenvolver a educação e a cidadania de crianças, pré-adolescentes e adolescentes, por meio de ações educacionais que visam o letramento científico a partir de investigações sobre temas ligados a tecnologia, a sociedade e ao meio ambiente. Os participantes interessados, chamados pelo projeto de sócios-mirins, podem realizar sua inscrição para as atividades de 2023 até o dia 25 de fevereiro.

O Clube de Ciências está em atividade desde 1979, sendo uma iniciativa da professora Terezinha Valim, pensada durante a pesquisa para a sua dissertação de mestrado. A ação é voltada aos discentes da educação básica, com vagas para alunos do ensino fundamental I e II, do 1° ao 9° ano, e alunos do ensino médio. Os sócios-mirins serão orientados por discentes de licenciatura, voluntários no projeto, que conseguem pôr em prática a docência em equipe e as metodologias de ensino aprendidas na graduação.

“O clube tem uma função social fundamental. Um estagiário docente ou sócio-mirim que passa pelo clube se torna um ser humano melhor, haja visto que, é estimulado a pensar soluções em equipe e de maneira democrática, a ter tomada de decisão, a ser um profissional ou discente mais qualificado e autônomo. É um aluno mais dedicado e um ser humano mais integrado com o trabalho em equipe”, informa Jonatas Barros, organizador do projeto.

O projeto é uma oportunidade de aproximar a juventude da produção científica, estimulando o interesse para com as ciências por meio de pesquisas e ações práticas, que, por vezes, não são exploradas nas escolas. Ao longo do ano, ocorrem exposições do Clube de Ciências e o evento Ciência na Ilha, promovendo a divulgação das produções nas comunidades ribeirinhas de Belém.

Como participar do Clube de Ciências 2023 - As inscrições dos sócios-mirins são gratuitas e devem ser efetuadas por um responsável, fazendo uso de um Formulário eletrônico até o dia 25 de fevereiro. É necessário realizar a confirmação presencial na Sala do Clube de Ciências, nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1° de março.

Os encontros iniciam no dia 1º de abril, sempre aos sábados, das 8h às 11h.

Projeto de Extensão Clube de Ciências 2023
Inscrições via Formulário, até o dia 25 de fevereiro.
Início dos encontros no dia 1º de abril

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA