Página inicial > Ultimas Notícias > Professora da UFPA lança livro sobre a representação da Amazônia na televisão

Professora da UFPA lança livro sobre a representação da Amazônia na televisão

• Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 14h07

Vânia Torres foto Suely Nascimento

Você já refletiu sobre como a região amazônica e seus sujeitos são representados na televisão? Essa é a questão que guia o livro À Sombra da Floresta: a Amazônia no Jornalismo de Televisão, da professora Vânia Maria Torres Costa, do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC/UFPA). A obra será lançada no dia 2 de março, no Solar Barão de Guajará, em Belém, a partir das 17h30, e traz reflexões sobre como a imagem da Amazônia vem sendo construída pela mídia hegemônica do eixo Sul-Sudeste brasileiro.

Ao longo da obra, a autora observa que a representação da Amazônia que é divulgada pelos grandes veículos de comunicação nacionais é uma construção desenvolvida com uma ideia de oposição entre o Brasil e a Amazônia, em que esta região recebe um olhar de margem, sendo representada nos jornais e na televisão, como a periferia do país. Nesse modelo, os mais prejudicados são os sujeitos amazônicos, que se encontram apagados pela sombra da identidade construída para a região.

“O livro trata, principalmente, dos sujeitos amazônicos que são apagados nos mais diversos discursos em detrimento da floresta, seja nos livros didáticos e de ficção, discursos religiosos, políticos, filmes de documentários. A floresta de pé e o solo amazônico, como recursos mundiais, são objeto de cobiça, enquanto as populações originárias e habitantes da região costumam ser ignorados e esquecidos, ou seja, ficam à sombra da floresta em grandes projetos de exploração econômica e de políticas de desenvolvimento regional”, afirma Vânia Torres.

A obra é uma adaptação da tese de doutorado da autora, defendida em 2011 na Universidade Federal Fluminense (UFF). Uma década depois, a invisibilização das múltiplas identidades amazônicas ainda é um tema atual e precisa ter seu debate expandido. O lançamento do livro, editado pela Pakatatu, tem como público-alvo estudantes, pesquisadores e produtores das áreas da comunicação e todos aqueles que têm interesse em pensar sobre a construção de um discurso sobre a Amazônia que represente os múltiplos grupos étnicos, raciais e culturais presentes nela.

Durante o lançamento, será realizada uma roda de conversa e sessão de debate sobre o tema do livro com a autora e convidados: a professora Alda Costa, da UFPA, e o revisor do livro, professor Paulo Maués, da Secretaria de Educação do Pará (Seduc-PA). Também haverá música instrumental com os artistas Nego Nelson e Tiago Amaral.

Lançamento do livro À Sombra da Floresta: A Amazônia no Jornalismo de Televisão

Data: 2 de março de 2023

Hota: a partir das 17h30

Local: Sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, localizada no Solar Barão de Guajará. Rua Tomásia Perdigão, número 62, bairro Cidade Velha.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Suely Nascimento