Página inicial > Ultimas Notícias > CNPq lança 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

CNPq lança 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

• Publicado: Quarta, 01 de Março de 2023, 17h19

Banner portal PICT23

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu as inscrições para a 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O prêmio conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O objetivo é estimular bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT) cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade e instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.

Nesta edição, o prêmio conta com uma nova categoria, a de Bolsista de Iniciação Científica Júnior, e um aumento no valor da premiação das categorias Bolsistas de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica, passando de R$ 7 mil para R$ 10 mil. Para cada uma das categorias, Bolsista de Iniciação Científica, Bolsista de Iniciação Tecnológica e Bolsista de Iniciação Científica Júnior, serão premiados até três bolsistas, sendo um para cada grande área do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Os bolsistas vencedores das categorias Bolsistas de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica receberão R$ 10 mil em dinheiro, bolsas de mestrado ou de doutorado e diploma. Já os vencedores da categoria Bolsista de Iniciação Científica Júnior receberão R$ 5 mil e diploma, além de bolsas de Iniciação Científica ou Iniciação Tecnológica.

As inscrições das instituições do Pibic para concorrer na categoria Mérito Institucional serão automáticas, desde que apresentem bolsistas do Pibic, Pibic AF ou oriundos de quota do pesquisador, inscritos na categoria Bolsista de Iniciação Científica.

Para submeter as propostas, as coordenações dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic, Pibiti, Pibic-Af e Pibic-EM) das universidades e das instituições de pesquisa devem encaminhar ao CNPq, por e-mail, até o dia 29 de março de 2023, os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, nos salões ou nos seminários, realizados ao longo do 2º semestre de 2022.

Todos os premiados e o representante da instituição agraciada com o Mérito Institucional receberão passagens aéreas e diárias para participar da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada, de 23 a 29 de julho de 2023, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O resultado será divulgado pelo CNPq até 30 de junho de 2023.

Submissões na UFPA - A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA já está recebendo as candidaturas de bolsistas dos subprogramas CNPq, CNPq-Af, Pibiti e Pibic-EM/CNPq, de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFPA (Pibic) e de bolsistas de Iniciação Científica do CNPq da cota pesquisador (balcão) que tenham desenvolvido projetos no período de 1º de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022.

As indicações devem ser encaminhadas para a Coordenadoria de Iniciação Científica da UFPA, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 16/3/2023, e devem conter os seguintes documentos: formulário de indicação; carta de recomendação do orientador sobre o perfil, atuação e atribuições do bolsista; histórico escolar;currículo atualizado na Plataforma Lattes em 2023; autorização para publicação do relatório assinada pelo responsável legal (no caso de candidato menor de idade) e relatório do bolsista (relativo ao período de 1º de agosto de 2021 a 31 de julho de 2022), com, no máximo, 25 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5.

A documentação deve ser encaminhada no formato PDF, compilada em um único arquivo, contendo formulário de indicação, carta de recomendação, histórico escolar e relatório do bolsista. Para obter mais informações, acesse o edital completo no site do prêmio.

Texto: Reprodução CNPq, com edição da Ascom UFPA
Arte: Reprodução CNPq