Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Progep apresenta perspectivas de desenvolvimento para os servidores em 2023
Início do conteúdo da página

Progep apresenta perspectivas de desenvolvimento para os servidores em 2023

  • Publicado: Quinta, 02 de Março de 2023, 14h49

PDP UFPA

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) vai reunir gestores de unidades da UFPA e servidores no dia 13 de março, segunda-feira, às 15h, no auditório do Capacit, para apresentar as perspectivas de capacitação e desenvolvimento de servidores para 2023 e também socializar as conquistas obtidas no último ano. A mesa de abertura do evento terá a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, do pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana, e da diretora de Capacitação e Desenvolvimento, Gisele Marques.

 O momento é destinado à socialização do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP/2023), documento que reúne as iniciativas de desenvolvimento de todas as unidades da UFPA, bem como indica as principais estratégias que serão utilizadas para esta execução. Serão pontuados, ainda, os avanços que a política de desenvolvimento de servidores na UFPA vem obtendo, acentuando a evolução dos indicadores na área, bem como os desafios para o alcance de resultados cada vez mais exitosos.

“Poder partilhar os resultados que a política de desenvolvimento de pessoas na UFPA tem obtido é um compromisso com a transparência institucional e, sobretudo, motivo de muita alegria, uma vez que esses resultados são reflexos dos esforços colaborativos de muitas mãos, entre elas, as dos gestores e dos agentes de capacitação das unidades”, ressalta Gisele Marques, diretora do Capacit.

No PDP, estão previstas diversas ações para incentivar a capacitação e também a qualificação em nível de educação formal dos servidores. No que tange à capacitação, são ofertados anualmente cursos alinhados às necessidades institucionais apontadas pela Avaliação de Desempenho e também pelo último Mapeamento de Competências, ambos instrumentos gerenciais que proporcionam maior aderência à realidade das unidades, especialmente para atender a suas competências específicas.

“A gestão tem promovido a ampliação de vagas de pós-graduação, em nível tanto de mestrado quanto de doutorado, aos servidores, até mesmo por meio de turmas exclusivamente direcionadas a eles, que abordam conteúdos alinhados com as atividades profissionais que desenvolvem. Em paralelo, estão sendo realizadas ações de incentivo ao ingresso e permanência desses servidores por meio de cursos específicos e por meio do Programa de Auxílio à Qualificação (Proquali), destinado à concessão de auxílio financeiro aos discentes servidores da UFPA”, destacou Ícaro Pastana, pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal.

Texto e arte: Assessoria Progep/UFPA 

registrado em:
Fim do conteúdo da página