Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA lança reoferta de vagas remanescentes do PS 2023

UFPA lança reoferta de vagas remanescentes do PS 2023

• Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 17h21

PS 2023 Reoferta

A Universidade Federal do Pará lançou o processo de reoferta de vagas que não tiveram candidatos(as) classificados(as) no Processo Seletivo 2023 (PS 2023). Ao todo, são 788 vagas que serão disponibilizadas para reoferta em 49 cursos. Podem concorrer a essas vagas apenas os(as) candidatos(as) aprovados(as) e não classificados(as) nas duas primeiras chamadas do PS 2023 e que queiram optar por outro curso que não o inicialmente escolhido. As inscrições estarão abertas das 18h desta sexta-feira, 3 de março, até às 18h do dia 6 de março (segunda-feira).

A reoferta é outra possibilidade de ingresso para além das chamadas adicionais (repescagens), mas os(as) candidatos(as) interessados(as) devem avaliar bem as suas possibilidades de ingresso. Quem concorrer a uma vaga da reoferta estará automaticamente declarando que, no caso de classificação em novo curso, renuncia à sua posição na lista de chamada adicional (repescagem) do curso da sua inscrição inicial, ou seja, quem passar na reoferta sairá da lista de espera da repescagem do seu curso original. Se o(a) candidato(a) não for classificado(a) na reoferta, retorna para a lista de espera do seu curso inicial.

Como se inscrever - A adesão à reoferta de vagas acontecerá na página de inscrição inicial do PS 2023, por meio de login e senha do(a) candidato(a). A UFPA poderá realizar mais de uma reoferta de vagas para preencher as vagas remanescentes do PS 2023, se for necessário.

O prazo para o(a) candidato(a) aderir à reoferta de vagas será de 72 horas após a abertura das inscrições, não havendo possibilidade de recurso. Até o final do período de inscrição, o(a) candidato(a) poderá mudar o curso escolhido atualizando a sua nova escolha, assim como poderá desistir da adesão à reoferta. Vagas não preenchidas na classificação inicial e nas reofertas de vagas poderão ter outra destinação, a critério da UFPA. O(A) candidato(a) que não aderir à reoferta continuará na fila de espera do seu curso, podendo ser chamado por meio de repescagens.

Reofertas - As 788 vagas estão distribuídas em 49 cursos com sede em Belém e em outros oito campi. A oferta não terá reserva de vagas para cotas, assim, todos(as) os(as) inscritos(as) concorrerão à totalidade das vagas disponíveis. A ideia com a reoferta é otimizar a ocupação da totalidade das vagas ofertadas para que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior. Todas as regras desse processo estão descritas no item 14 do Edital do PS 2023.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA