Página inicial > Ultimas Notícias > Está aberto o prazo para adesão à reoferta de vagas do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2023

• Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 16h31

PSE IQ Reoferta

A Universidade Federal do Pará inicia, às 18h desta segunda-feira, 6 de março, as inscrições para a  primeira reoferta de vagas remanescentes relativas ao Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas - PSE I/Q UFPA 2023.  No total, são ofertadas 327 vagas para candidatos(as) indígenas e 61 vagas para quilombolas. Os(As) interessados(as) em concorrer terão 72 horas (até às 18h do dia 9 de março de 2023) para escolher concorrer a uma das vagas ofertadas.

Nesta primeira reoferta, as vagas foram destinadas exclusivamente a candidatos(as) do mesmo segmento étnico-racial (indígena ou quilombola) ao qual as vagas se destinavam originalmente. Uma vez que as vagas não sejam preenchidas nesta oferta, há a possibilidade de ser realizada uma nova reoferta na qual as vagas serão destinadas a qualquer candidato(a) aprovado(a) e não classificado(a), independentemente do segmento étnico-racial de destinação original das vagas. As regras e os prazos para a adoção da reoferta estão disponíveis no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA).

Como aderir - A adesão à reoferta de vagas acontecerá na página de inscrição inicial do PSE Indígenas e Quilombolas (PSE I/Q 2023), por meio de login e senha do(a) candidato(a). O prazo para o(a) candidato(a) aderir à reoferta de vagas será de 72 horas após a abertura das inscrições, não havendo possibilidade de recurso. Até o final do período de inscrição, o(a) candidato(a) poderá mudar o curso escolhido atualizando a sua nova opção, assim como poderá desistir da adesão à reoferta.

Quem se candidatar à reoferta declara ciência de que, se for classificado(a) na reoferta, sairá da lista de espera da repescagem do seu curso original e será convocado(a) para realizar a habilitação ao vínculo institucional no curso em que se classificou. O(A) candidato(a) que não aderir à reoferta continuará na fila de espera do seu curso inicial, podendo ser chamado por meio de chamadas adicionais (repescagens).

Novidade de 2023 - A reoferta é uma novidade no PSE Indígenas e Quilombolas que visa ampliar as possibilidades de ingresso para além das chamadas adicionais (repescagens). A ideia, com a reoferta, é otimizar a ocupação da totalidade das vagas oferecidas para que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.

O PSE Indígenas e Quilombolas é uma das políticas de ações afirmativas desenvolvidas pela UFPA para o acesso ao ensino superior de cada vez mais jovens oriundos de povos e comunidades tradicionais. As vagas ofertadas visam contemplar, em particular, candidatos(as) que ainda não tenham sido admitidos(as) em curso superior e que se encontrem em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA