Página inicial > Ultimas Notícias > Olimpíada Paraense de Neurociências recebe inscrições de alunos entre 14 e 19 anos

• Publicado: Terça, 07 de Março de 2023, 16h26

OPNeuro

A Neurociência é uma área multidisciplinar que tem o objetivo de entender o cérebro e as suas alterações em várias doenças. Para isso usa uma imensa quantidade de abordagens que vão do uso de métodos moleculares, até o estabelecimento de modelos computacionais. Para incentivar jovens de 14 a 19 anos a estudar sobre esta temática, a Liga Acadêmica de Neurociências e Comportamento da Universidade Federal do Pará (LANec/UFPA) realiza a 6° Edição da Olimpíada Paraense de Neurociências (VI OPNeuro) nos dias 2 e 9 de abril. As inscrições estão abertas até 11 de março.

O OPNeuro é a etapa regional da Olimpíada de Neurociências, uma iniciativa internacional da Dana Alliance for Brain Initiatives, que também conta com uma etapa nacional e outra etapa internacional. Nesta edição, as provas da olimpíada serão realizadas de maneira virtual, com uma prova de 60 questões discursivas e objetivas na primeira etapa e um Neuro Quiz na segunda etapa, com 10 perguntas de resposta oral e tempo cronometrado. A etapa regional terá seis classificados, sendo três em ampla concorrência e três para candidatos de escola pública.

“Nós acreditamos que o contato desses jovens com a olimpíada seja essencial para despertar vocações acadêmicas e profissionais  em uma área que talvez nunca tenha sido apresentada ao aluno. Além disso, também reconhecemos que há uma barreira invisível que separa os estudantes do ensino básico da realidade acadêmica, sendo a OPNeuro uma oportunidade valiosa de apresentá-los não somente ao espaço universitário como também a todo conhecimento que é produzido pelos nossos pesquisadores de excelente qualidade”, informa Luana Carvalho Martins, coordenadora do OPNeuro.

Preparação - O principal desafio observado entre os candidatos é o contato inicial referente aos conteúdos apresentados sobre Neurociência. Para superar esse obstáculo, a organização oferece materiais didáticos, videoaulas e exercícios para treino, de maneira gratuita, no Portal do Candidato. São ofertados, ainda, 10 dias de aulas teórico-práticas presenciais, de 20 a 30 de março, no Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, Campus Guamá, no período vespertino. As aulas são opcionais, mas servem de preparação gratuita para a olimpíada.

Os candidatos aprovados para a 2ª etapa do VI OPNeuro receberão certificado de participação emitido pela LANeC, enquanto os candidatos que obtiverem a quantidade de acertos superior à metade ganharão certificados de menção honrosa. Os seis selecionados para a etapa nacional recebem certificados de campeão regional em nome do aluno e da escola em que o aluno estuda.

Já os classificados na etapa nacional terão viagem e hospedagem custeadas pelo Comitê Nacional da Olimpíada de Neurociências para a cidade que sediará a competição internacional. Não será realizado reembolso de gastos extras feitos pelo competidor.

Como realizar a inscrição - A inscrição é gratuita e pode ser realizada até o dia 11 de março. Serão aceitos estudantes dos 14 aos 19 anos, desde que não apresentem entrada em Instituições de Ensino Superior. Para se inscrever, o participante, responsável ou o diretor(a) da instituição de ensino deve preencher o formulário com as informações do estudante e realizar o cadastro no Portal do Candidato, no Comitê “Belém (PA)”.

6° Edição da Olimpíada Paraense de Neurociências

Data: 2 e 9 de abril

Inscrições até 11 de março, via formulário e cadastro no Portal do Candidato, no Comitê “Belém (PA)”

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA