Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Prointer realiza seleção para mobilidade acadêmica de um semestre na Pontifícia Universidad Javeriana, da Colômbia
Início do conteúdo da página

Prointer realiza seleção para mobilidade acadêmica de um semestre na Pontifícia Universidad Javeriana, da Colômbia

  • Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 14h05

Banner Puma2023

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (Prointer/UFPA) está com inscrições abertas para a seleção de discentes no Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica (PUMA). O programa recebe inscrições até o dia 17 de março para a classificação de um discente a fim de cursar um semestre na Pontifícia Universidad Javeriana, localizada na Colômbia. O objetivo da ação é promover conexões entre as universidades e proporcionar experiências de internacionalização aos estudantes, creditando as atividades na universidade de origem.

Realizado em parceria com a Agência Universitária da Francofonia (AUF), o Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica é voltado aos discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFPA, incluindo cursos de licenciatura, bacharelado e área técnica profissional, e de  engenharias. O processo seletivo está dividido em duas etapas, com a análise documental por parte da UFPA e análise por parte da instituição anfitriã. 

A mobilidade será realizada no segundo semestre de 2023, nos meses de agosto a dezembro, e a Pontificia Universidad Javeriana vai isentar o estudante classificado do pagamento de matrícula, além de ficar responsável pela hospedagem e alimentação do discente durante o período do programa. Os custos de emissão de passaporte, obtenção de seguro e outras despesas pessoais, mais a contratação de seguro de vida internacional de ampla cobertura ficam sob responsabilidade do candidato selecionado. 

Como participar - O candidato interessado deve realizar a inscrição até o dia 17 de março, por meio do upload dos documentos solicitados no edital, organizados em um único arquivo PDF nomeado como “Programa PUMA - Nome do(a) candidato(a)”, no formulário disponibilizado pela Prointer.

Para participar, é necessário ser brasileiro nato e maior de 18 anos; estar matriculado no curso de graduação da UFPA, com no mínimo de 40% de integralização da carga horária do curso, e não apresentar o semestre trancado; não ter previamente participado de programas de mobilidade internacional com concessão de bolsa; possuir CRG igual ou superior a 8, com no máximo duas reprovações; atender ao requisito de conhecimento de língua francesa e também da língua praticada na instituição de destino; e estar cursando a partir do 5° período e não estar prestes a se graduar.

Como compromisso, o estudante selecionado deve apresentar o plano de estudos devidamente preenchido à Prointer, com assinatura do diretor da faculdade. 

Pontificia Universidad Javeriana - A Pontificia Universidad Javeriana é uma instituição católica de ensino superior localizada em Bogotá, capital da Colômbia, que exerce a docência com a integração regional e global de maneira interdisciplinar. 

Serviço:

Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica (PUMA)

Inscrições: até 17 de março, via formulário virtual

Edital Prointer 01/2023

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação Prointer

registrado em:
Fim do conteúdo da página