Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA conclui primeira etapa de 2023 em 21 turmas do Parfor

UFPA conclui primeira etapa de 2023 em 21 turmas do Parfor

• Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 14h58

Portal 2022 Parfor 2023

A Universidade Federal do Pará (UFPA) concluiu a primeira etapa de 2023 nas 21 turmas de licenciatura realizadas no estado por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Desde 2009, a Instituição já formou 9.717 professores da Educação Básica de todas as regiões do Pará pelo programa, com mais de 14 mil inscritos nos 22 cursos de licenciatura ofertados. Já foram implantadas 432 turmas em 70 municípios-polo do estado.

Das 21 turmas ativas da Instituição, uma foi concluída durante a etapa: a turma de Pedagogia do município de Capitão Poço, iniciada em 2018. Outras 9 turmas, também iniciadas em 2018, encerraram seus períodos letivos na etapa atual e entram, agora, em fase de finalização. Onze turmas aprovadas pela UFPA no edital de 2022 do Parfor iniciaram suas atividades em dez municípios do estado, ofertando formação em seis cursos de licenciatura da Instituição.

A turma de Pedagogia sediada em Viseu, no extremo nordeste do estado, é uma das representantes da expansão do programa pelo Pará. O município está localizado a cerca de 350km da capital, Belém, na fronteira do Pará com o estado do Maranhão, e recebe, pela primeira vez, uma turma da UFPA, por meio do Parfor. "(A formação) é de grande valia e necessária para que eu esteja mais apta ainda a contribuir com a educação. É a realização de um sonho", conta a educadora Maria Domingas Saraiva, que atua, há mais de 20 anos, como professora no município e é aluna da turma de Pedagogia.

Para ela, o município recebe a oportunidade de ter profissionais habilitados a exercer a função de educadores, e os profissionais de educação do município recebem a oportunidade de acessar mais conhecimentos específicos da carreira por meio do curso, além da oportunidade de conquistar a formação específica na área de atuação. Outros três municípios recebem turmas pela primeira vez: Marapanim (Pedagogia), Maracanã (Letras - Português) e Santa Maria do Pará (Educação Física).

Parfor 2023Novos desafios - Durante a etapa, também foram iniciadas duas turmas do curso de Licenciatura em Letras - Libras, ofertado, pela primeira vez, por meio do Parfor, na Instituição. As turmas são sediadas nos municípios de Jacundá e Pacajá. Segundo o coordenador do curso, professor Waldemar Cardoso Junior, promover o exercício da docência de Libras favorece a inclusão socioeducacional.

"Destaco o nível de complexidade para compor um cenário com profissionais desse perfil, que assumam demandas específicas em um ambiente linguístico, sociocultural e político, majoritariamente, de ouvintes", explica Waldemar. Para ele, o maior propósito do curso é pensar a educação bilíngue, inclusiva e integradora de surdos e ouvintes para cada localidade que receberá um professor de Libras formado pela UFPA.

O coordenador celebra ainda o engajamento, a dedicação e o compromisso com os estudos demonstrados pelas turmas. Para a aluna Jarana Silva Carvalho, da turma de Jacundá, o diferencial do curso são as aulas com os docentes da UFPA. "É gratificante. Além de ser um curso encantador, sempre tive interesse em fazer uma formação numa universidade de porte como a UFPA. Adquiri conhecimento, de práticas e teorias únicas, com professores sensacionais. Estou muito encantada pelo curso e por cada disciplina concluída", comemora.

Além de ressaltar a importância do curso para seu currículo profissional, Jarana aponta os benefícios que o curso pode trazer para o município. "O curso trará ações necessárias para práticas de inclusão, não só no ambiente escolar, mas também em todos os lugares da sociedade. É de extrema importância para a sociedade, escola, comunidade e mercado de trabalho", diz a aluna.

De acordo com a coordenadora local do Parfor em Jacundá, Cristina Negrão, a turma desta localidade está empenhada em dar visibilidade à língua de sinais como uma linguagem extremamente necessária. "É uma turma que anseia por uma educação que possa, além de incluir o surdo, permitir que todos os ouvintes se apropriem da língua de sinais e tenham a possibilidade de garantir a inclusão de todos", afirma a coordenadora.

Para ela, garantir a inclusão é um desafio para o município. "Receber um curso desse, de tamanha relevância, ofertado por uma Instituição de Ensino Superior tão renomada como a UFPA, só nos dá mais força para aceitar esse desafio e ir além, e, com isso, realmente fazer valer para os nossos alunos o direito de aprender a aprender", pontua a coordenadora.

Texto: Alexandre Yuri/Parfor UFPA
Fotos: Coordenação Local do Parfor em Jacundá e Viseu