Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA apresenta plano de desenvolvimento de servidores para 2023
Início do conteúdo da página

UFPA apresenta plano de desenvolvimento de servidores para 2023

  • Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 15h43

13.03.2023 PDP 2023 Foto Alexandre de Moraes

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), na última segunda-feira, 14 de março, apresentou as perspectivas de desenvolvimento para os servidores em 2023 e os resultados alcançados no ano passado. O evento reuniu servidores e gestores das unidades e contou com a presença do vice-reitor, no exercício da Reitoria, professor Gilmar Pereira da Silva. 

Na mesa de abertura, participaram também o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Iracilda Sampaio; a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Loiane Verbicaro; e a diretora de Capacitação e Desenvolvimento, Gisele Marques. Prestigiaram o evento, ainda, o pró-reitor de Extensão, Nelson Souza Júnior; o pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Tavares da Costa; e o pró-reitor de Administração, Raimundo Almeida.

13.03.2023 PDP 2023 Foto Alexandre de Moraes 5No evento, foi apresentado o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da UFPA, um instrumento de planejamento de capacitação e qualificação dos servidores embasado na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) da Administração Pública Federal. “Essas ações vêm sendo planejadas desde o ano passado, não só pelo Capacit mas também por todas as unidades que preencheram o formulário do PDP. Esperamos que todos se sintam contemplados nesse plano e que possam usufruir de todos os projetos que foram planejados”, disse a diretora do Capacit, Gisele Marques, durante a abertura do evento. 

Capacitação e Qualificação - Para 2023, diferentes cursos foram planejados, com destaque para cinco categorias de competência: Governança e Gestão de Riscos, Aquisições Públicas, Educação e Docência, Gestão Acadêmica e Saúde e Qualidade de Vida. Este ano, a novidade é o lançamento do “Programa Redes de Desenvolvimento”, que, depois de ter passado por período piloto, agora será regido por edital já disponível no site da Progep. A ideia central do programa é prestar apoio pedagógico, tecnológico, comunicacional, estrutural e/ou financeiro às unidades para o fomento de competências específicas não contempladas nas ações pré-programadas pelo Capacit. 

13.03.2023 PDP 2023 Foto Alexandre de Moraes 1“Nós tivemos um resultado quantitativo expressivo em relação à capacitação, com mais de três mil certificações, mas reconhecemos a necessidade de descentralizar essas atividades para que as unidades tenham condições de realizar ações de maneira mais autônoma. E este é o nosso objetivo com o “Programa Redes de Desenvolvimento”: apoiar essas iniciativas de todas as formas, aproveitando a estrutura e a expertise da Progep.”, destacou Ícaro Pastana, pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal.

Foram destacados também os resultados conquistados em 2022. Entre eles, a oferta direta ou indireta de 95 ações de capacitação, que resultaram na emissão de 3.136 certificados para servidores, participação dos profissionais lotados nos campi do interior (30% do total de certificações). Além disso, houve aumento na participação de gestores em eventos de capacitação voltados à área de gestão. 

Outro destaque foi o aumento da participação dos servidores em programas de mestrado e doutorado, com o registro de 789 técnicos e docentes participando dessas qualificações em 2022, o que corresponde a um aumento de quase 20% em relação à participação no ano anterior. 

13.03.2023 PDP 2023 Foto Alexandre de Moraes 3Em relação às iniciativas de qualificação, a Progep realiza o levantamento de interesse em qualificação, instrumento que busca identificar as áreas de interesse dos servidores, norteando, assim, a negociação de vagas. Em atendimento à demanda indicada por essa consulta, foram renovadas as parcerias com os Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA/ICSA), em Administração (PPGAD/ICSA) e em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA/ICJ), em nível de mestrado; e com os Programas de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA), além de firmado o Dinter em Controladoria e Contabilidade (USP), em nível de doutorado. Também foi previsto para 2023 a publicação de um novo edital do Programa de Auxílio à Qualificação (Proquali), destinado à prestação de auxílio a estudantes servidores da UFPA para despesas relacionadas à pesquisa.  

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio, o destaque alcançado hoje pela Instituição tem ligação direta com os investimentos realizados nos últimos anos em qualificação e capacitação de pessoal. A dirigente citou o Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT). “Este é um programa da Propesp que tem como objetivo promover a formação de pessoal em cursos de pós-graduação stricto sensu e, consequentemente, qualificar as atividades-fim e as atividades-meio na Instituição.” O PADT compreende ações dirigidas a programas de pós-graduação da UFPA que oferecem vagas especiais para servidores da Instituição.

13.03.2023 PDP 2023 Foto Alexandre de Moraes 2A pró-reitora de Ensino da Graduação elogiou as ações da Progep e disse que os resultados apresentados demonstram a progressiva disposição para capacitação e qualificação entre os servidores. Em seu pronunciamento, a professora Loiane Verbicaro destacou a importância das ações da Proeg, sobretudo nas iniciativas formativas de docentes. “A Proeg desenvolve uma série de atividades direcionadas aos professores, inclusive em parceria com o Capacit. São cursos, oficinas, palestras e webinários sobre temáticas distintas para o desenvolvimento de competências e habilidades em diferentes atividades”.

Política institucional - Durante o evento de lançamento, o vice-reitor, no exercício da Reitoria, falou das ações continuadas da Administração Superior em relação à valorização dos(as) servidores(as) técnico-administrativos(as) e docentes. “Trata-se de uma das políticas instituídas que mais vêm dando certo. O investimento na qualificação de pessoal tem efeito amplo. Ao mesmo tempo em que possibilita desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional, contribui para que a Instituição continue dando saltos de qualidade”, pontuou o professor Gilmar Pereira.  “A qualificação é uma política permanente nossa. O avanço da qualificação faz com que o trabalho desenvolvido por nossos servidores, técnicos e docentes vá também se tornando referência para outras instituições”, defendeu. 

Outras conquistas de capacitação e desenvolvimento no infográfico aqui.

Texto: Edmê Gomes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom/UFPA



registrado em:
Fim do conteúdo da página