Página inicial > Ultimas Notícias > Casa Brasil-África realiza mesa-redonda no Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

• Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 17h50

Evento Casa Brasil África

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 21 de março como o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, data escolhida para que se promova uma reflexão acerca da importância do fim da discriminação racial, que ainda se mostra tão presente no dia a dia da sociedade em todos os cantos do mundo. Para debater o assunto, a Casa de Estudos Brasil-África da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai realizar uma mesa-redonda, nesta terça-feira, 21 de março, às 15h. O evento ocorre no modelo híbrido: de modo presencial, na sala 1 do Bloco G, Campus Guamá, com transmissão ao vivo pelo Google Meet.

Os processos do racismo são complexos e estão presentes na construção da sociedade brasileira desde a época colonial, trazidos no discurso eurocêntrico português, com os povos originários e, mais tarde, com os negros escravizados. Apesar dos avanços dessa pauta no Brasil, o desrespeito racial e a violência ainda afetam diariamente pessoas negras, asiáticas e indígenas, que ainda precisam enfrentar um país construído sobre estruturas racistas que custam a cair.

“As desigualdades raciais envolvem questões de diferentes dimensões que, embora estejam relacionadas, constituem esferas distintas de observação. Por exemplo, acesso à educação, emprego, local de moradia, saúde são algumas das possibilidades de observação. Dessa forma, é de suma importância refletir sobre o racismo e suas consequências. A grande motivação para a realização do evento é desenvolver práticas combativas, antirracistas através da educação, promovendo transformações”, informa Gláucia Batista, que participa da organização do evento.

Para o debate, foram convidados o professor Dionisio Baró, coordenador da Casa Brasil-África; Jarbas Vasconcelos, da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos do Estado do Pará; Marilu Campelo, coordenadora do Grupo de Estudos Afro-Amazônicos da UFPA; e Evillys Figueiredo, integrante do Grupo Nosmulheres da UFPA.

Os interessados em participar devem realizar a inscrição por meio do formulário, para a emissão de certificados de participação. O evento desenvolvido pela Casa Brasil-África abre a possibilidade de valorização de povos e raças que foram desumanizados por séculos e contribui com o rompimento de ideologias racistas e eurocêntricas para propor uma educação cada vez mais antirracista.

Mesa-Redonda do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Data: 21 de março

Hora: às 15h

Presencial, no Bloco G, Sala 1, Campus Guamá, e on-line, via Google Meet.

Inscrições por meio de formulário.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação institucional da UFPA