Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Pesquisa da UFPA realiza ação de Educação Ambiental em homenagem ao aniversário do Ver-o-Peso
Início do conteúdo da página

Grupo de Pesquisa da UFPA realiza ação de Educação Ambiental em homenagem ao aniversário do Ver-o-Peso

  • Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 14h38

 Rolê Ambiental Ver o Peso

O Programa de Educação Ambiental do Ver-o-Peso, do Instituto de Ciências da Educação da UFPA (ICED), vai realizar a terceira edição do Rolê do Ver-o-Peso no próximo dia 25 de março, em comemoração ao aniversário de 396 anos do principal ponto turístico de Belém, celebrado no dia 27 de março. O rolê, que busca levar educação ambiental aos frequentadores do espaço, é realizado em parceria com institutos de ensino, pesquisa e gestão comunitária e feirantes do Ver-o-Peso. A programação terá início às 7h e seguirá até 11h30, com apresentações culturais, diálogo e blitz ambiental, práticas sustentáveis e oficinas, roteiros literários, performance e teatro. 

O objetivo da iniciativa, criada e mantida pelo Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia (Geamaz/ICED/UFPA) e vinculada ao Projeto de Extensão de Feiras Sustentáveis, é manter a divulgação de valores sobre a sustentabilidade e sua inserção nas práticas de convivência entre os feirantes e os usuários do Complexo Ver-o-Peso, promovendo a interação desses conhecimentos com os saberes tradicionais do cotidiano daqueles que fazem do Ver-o-Peso sua história cultural e de vida. O projeto também busca trabalhar na criação de uma agenda ambiental para contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos feirantes e dos usuários no Ver-o-Peso, possibilitando um ambiente mais limpo e agradável.

“É necessário que o maior número de pessoas que frequentam e fazem uso do espaço do Ver-o-Peso tenha consciência e cuide dele, para que seus filhos e netos tenham as mesmas experiências e praticidade de ter do bom, do melhor e com qualidade os produtos da maior feira aberta ao ar livre da América Latina. O compromisso ambiental precisa ser trabalhado e estimulado, são atitudes individuais que não são, por si, isoladas. Cada ato do cidadão é também um ato coletivo, então, o que nós fizermos ao ambiente, fazemos a nós mesmos. A intenção é que cada um tente cuidar bem do ambiente e preservar seus recursos, usando-os com responsabilidade ambiental”, explica a professora Maria Ludetana Araújo, coordenadora do projeto. 

As ações realizadas visam à demonstração de imersão cotidiana para os feirantes e para os frequentadores da maior feira a céu aberto da América Latina, por meio das seguintes atividades: apresentação cultural; blitz ambiental; diálogos ambientais; distribuição de mudas ornamentais, hortaliças e florestais; exposição de animais e insetos que compõem a biodiversidade amazônica; oficina e programação cultural e shows

“As três edições têm o mesmo formato, fazemos grupos de pessoas com temáticas voltadas para a sustentabilidade de produtos, através de diálogos, teatros, campanhas junto com os feirantes, porque sabemos que eles não podem sair das suas barracas. Então nós vamos até eles, conversar a respeito dessas práticas sustentáveis de manutenção da feira, para que ela seja uma feira de qualidade. Quando nos preocupamos em visitar o Ver-o-Peso e as outras feiras, nos comprometemos em fazer ali um espaço que tenha respeito pelo ambiente e pelo ser humano, ou seja, pela vida”, detalha Maria  Ludetana Araújo.

Para participar da programação, não é necessário fazer inscrição, mas aqueles que, ao final da atividade, tiverem interesse em uma certificação deverão realizar inscrição, por meio de formulário eletrônico ou presencialmente, no dia da ação. 

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página