Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Recepção das(os) calouras(os) apresenta a Universidade às(aos) estudantes
Início do conteúdo da página

Recepção das(os) calouras(os) apresenta a Universidade às(aos) estudantes

  • Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 14h30

Semana do Calouro 2023 1

Um novo ciclo se inicia na Universidade Federal do Pará (UFPA) e com ele chegam milhares de novas(os) estudantes de graduação aprovados em diferentes processos seletivos e distribuídos em cursos nos 12 campi da UFPA. Foi para acolher este público, que começa a caminhada na vida acadêmica este ano, que a Universidade organizou uma intensa programação para Semana do Calouro 2023, realizada nos dias 15, 16 e 17 de março, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). Para atender a todos os campi, a programação também contou com transmissão ao vivo pelo canal UFPA Oficial no YouTube.

Semana do Calouro 2023 2As(os) novas(os) universitárias(os) foram recebidos por uma equipe da gestão superior, representada pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho; pelo vice-reitor Gilmar Pereira da Silva; pela procuradora-chefe Fernanda Monte Santo; pela pró-reitora de Ensino de Graduação  Loiane Verbicaro; pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Iracilda Sampaio; pelo pró-reitor de Extensão Nelson de Souza Júnior; pelo pró-reitor de Relações Internacionais Edmar Costa; pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Cristina Yoshino; pelo pró-reitor de Administração Raimundo Almeida; pelo pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal Ícaro Pastana; pelo prefeito Multicampi Eliomar Azevedo; pela diretora da Assessoria de Diversidade e de Inclusão Social Zélia Amador de Deus; e pelo diretor da Superintendência de Assistência Estudantil Ronaldo Araujo.

Ao iniciar sua fala de boas-vindas, o reitor da UFPA aproveitou para lembrar as(os) novas(os) integrantes da comunidade acadêmica da UFPA sobre a responsabilidade que cada uma(um) tem a partir de agora por estarem representando não somente suas conquistas pessoais, mas também as de toda uma comunidade que luta por uma educação pública de qualidade em prol do desenvolvimento da Amazônia e do País.

Semana do Calouro 2023 3“Vocês estão entrando em uma das maiores e mais importantes universidades do Brasil. Somos uma universidade que a cada momento acumula sucessos - tanto acadêmicos, como sucessos na sua política de inclusão e de permanência - com o propósito de fazer a diferença na vida dos povos que vivem na Amazônia. Aqui, buscamos sempre construir uma universidade de excelência e de inclusão. Não nos basta ter uma universidade apenas de excelência, se ela não fizer diferença para as pessoas que aqui vivem. O nosso compromisso com a Amazônia e com a nossa sociedade está em primeiro lugar e é por isso que trabalhamos aqui”, afirmou Emmanuel Tourinho.

Semana do Calouro 2023 4Esta responsabilidade também foi lembrada por Gilmar Pereira da Silva, vice-reitor da UFPA, que aproveitou o momento de acolhimento para lembrar o papel da maior universidade da Amazônia, enquanto um lugar extraordinário para se aprender e compreender o mundo. “É impensável você falar sobre o desenvolvimento do estado sem pensar no papel desta Instituição. Então é importante ressaltar a responsabilidade de vocês quando entram nessa Universidade, porque vocês chegam para se transformar nas novas lideranças que irão trabalhar pelo desenvolvimento do nosso estado em todas as áreas de conhecimento que são ofertadas aqui. As oportunidades de aprendizado aqui são muitas e essas oportunidades tornam este um dos ambientes mais ricos para se viver, para se interagir, e para se extrair do aprendizado fatores que são importantes para a vida de todas as pessoas”.

Universidade, Democracia e Direitos Fundamentais - Após as boas-vindas dada pelos gestores da UFPA, a programação oficial da Semana do Calouro 2023 seguiu com a participação das representações estudantis, a apresentação de unidades e apresentações culturais de grupos da Escola de Música da UFPA, além de uma palestra de abertura para o debate de uma temática relevante para o conhecimento daquelas(es) que estão entrando na universidade. Este ano, a temática escolhida foi Universidade, Democracia e Direitos Fundamentais: uma reflexão sobre Cidadania.

Semana do Calouro 2023 5"A Semana do Calouro se propôs a discutir, nas conferências de abertura, o papel das universidades frente ao desafio civilizatório de construção de um mundo melhor, mais democrático, igualitário e justo. O Centro de Convenções Benedito Nunes foi o palco de uma recepção calorosa que mostrou toda a vivacidade do movimento estudantil, com música, encontro e alegria, além de discutir um tema central para a comunidade acadêmica: a importância das universidades para o avanço da ciência, da garantia de direitos fundamentais e da construção de um projeto de país que persiga o desenvolvimento humano e social e uma compreensão de cidadania que seja efetivamente inclusiva", explicou a pró-reitora de Ensino de Graduação Loiane Verbicaro.

Para debater este assunto, foram convidados as(os) professoras(es) Conrado Hübner (USP), Yara Adário Frateschi (Unicamp) e Adriana Tonini (UFOP). Palestrante do primeiro dia de programação, Conrado Hübner ressaltou a importância da diversidade promovida pela UFPA, que se encontra como uma grande produtora de ciência no centro dos olhos do mundo: a Amazônia. Segundo o professor, a valorização desse pluralismo de ideias é imprescindível para que as universidades públicas se mantenham soberanas enquanto produtoras de ciência no Brasil.

Semana do Calouro 2023 6“A universidade se auto governa e, ao se auto governar, ela não está dizendo que vale tudo, ela está dizendo que nós a definimos. Que essa comunidade de cientistas - que se divide em cada uma das suas ciências, sem nenhuma interferência política - é fundamental para esse ambiente plural que cultiva a liberdade acadêmica”, pontuou o professor durante a sua palestra.

Inclusão e permanência - Fatores importantes para a manutenção deste pluralismo de ideias importante para o enriquecimento do debate na universidade, as políticas de inclusão e permanência também tiveram um espaço de destaque na programação com a apresentação de ações desenvolvidas pela Assessoria de Diversidade e de Inclusão Social (ADIS) e pela Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), para que as(os) calouras(os) pudessem ter o conhecimento do papel de cada unidade para o desenvolvimento deste ambiente diverso que compõe a UFPA.

Semana do Calouro 2023 7“Nossa função é fazer com que todos os grupos que compõem a sociedade estejam presentes na Universidade, fazendo curso de graduação, de pós-graduação e pesquisas.  Assim, acabamos funcionando junto com a Saest para dar condições das pessoas possam cursar os cursos que escolheram, e possam permanecer e concluir os seus cursos com sucesso”, lembrou a professora Zélia Amador de Deus, coordenadora da ADIS.

Dentre as políticas de assistência, integração, inclusão, acessibilidade e permanência realizadas na Universidade, estão a oferta de diversos tipos de auxílios, como: moradia, permanência, kit acadêmico, creche, casa do estudante, tecnologia assistiva, plantão psicológico, dentre outros.

“A gente compreende as Políticas de Assistência e Permanência na Universidade como um direito do estudante. Não é uma caridade, é um direito do estudante à educação superior pública de qualidade. Por isso temos um conjunto de ações na universidade que visam favorecer a permanência desses alunos e é muito importante que vocês conheçam e saibam como acessar esses serviços e esses auxílios para que vocês possam solicitar ou orientar os colegas de vocês a buscar alguns desses serviços”, ressaltou o Diretor da Saest Ronaldo Araujo.

Para ter acesso às ações de Assistência Estudantil, as(os) estudantes devem estar inscritos no Cadastro Geral de Assistência Estudantil (CADGEST), disponível na página da Saest.

De estudante para estudante - Durante a programação, as(os) calouras(os) também puderam ouvir as vozes de outras(os) estudantes sobre a vivência da vida acadêmica, a importância da integração a este ambiente, e a relevância de ter um ambiente plural para que o conhecimento produzido dentro da Universidade possa ser levado para toda a sociedade.

"Essa Universidade é uma ferramenta de transformação nas nossas vidas. Ela não é só formadora de profissionais, que transforma um profissional para a sociedade, ela é uma ferramenta de gente humana. É daqui que vão sair excelentes profissionais, mas também é daqui que vai sair gente entendendo que existe muita diversidade e entendendo que precisamos dialogar com essa diversidade. A Universidade é construída pelo povo e precisamos entender isso”, lembrou uma das representantes do Movimento Estudantil, Carla Carolina.

Para as(os) novas(os) estudantes da UFPA, este momento, além de tornar real aquele sentimento de realização que eles tiveram ao ouvir seus respectivos nomes no listão, também trouxe muitas informações importantes para que eles possam iniciar suas vidas acadêmicas. “Hoje, na UFPA, foi o primeiro dia de muitos dias que serão importantes pra mim aqui dentro da Universidade. Foi um dia esclarecedor sobre vários direitos estudantis e várias lutas que existem aqui dentro. Então foi uma experiência ótima”, comentou a caloura de Ciências Biológicas, Gabriela de Farias.

Agora, com a concretização deste momento de acolhimento e novos conhecimentos sobre os diversos setores que formam a Universidade, as(os) estudantes ficam na expectativa quanto às histórias que começarão a ser vividas aqui. “Nós esperamos muito da Universidade, mas entramos com a noção de que não vai ser fácil, por isso é necessário todo tipo de auxílio tanto por parte da família, quanto da Universidade. Muitas coisas sobre a universidade eu não tinha conhecimento - como os auxílios, as bolsas e os programas de estágios -, então essa Semana do Calouro foi importante para que eu pudesse ter conhecimento sobre essas demandas que fazem relação a nossa vivência aqui”, completou Riquelme Castro, também calouro de Ciências Biológicas.

Texto: Maissa Trajano - Ascom UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página