Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA dá boas-vindas a novos servidores

UFPA dá boas-vindas a novos servidores

• Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 17h54

Acolhimento Servidores 2023 1

A Universidade Federal do Pará (UFPA) deu início, na última semana, a mais uma edição do Acolhimento Institucional dos Novos Servidores da UFPA”. Na primeira etapa, realizada entre os dias 21 e 22 de março, cerca de 213 servidores (entre técnico-administrativos e docentes de Belém e do interior) participaram da Cerimônia de Boas-Vindas montada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep). A programação segue agora em formato exclusivamente virtual até o dia 24 de abril, com o "Curso de Formação Inicial na Carreira Pública".

O acolhimento Institucional foi a forma encontrada pela UFPA de ambientar e orientar os servidores recém-admitidos a respeito das principais políticas da Instituição, dos direitos e deveres, assim como das oportunidades de desenvolvimento e valorização na carreira do serviço público federal. Durante os dois dias da cerimônia de boas-vindas, foram socializadas informações sobre o ensino, a pesquisa, a extensão, a internacionalização e a gestão institucional. Também foram abordados aspectos como missão, visão e princípios da Universidade e o papel do servidor nesse contexto.

Cumprindo agenda oficial em Brasília, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, fez questão de deixar uma mensagem de boas-vindas aos novos admitidos. Ele salientou a importância da Instituição para a população e o desenvolvimento da Amazônia e falou sobre as inúmeras oportunidades de aprendizagem oferecidas. “Somos uma universidade vocacionada para o desenvolvimento social, que busca um constante aprimoramento do seu trabalho com vistas ao padrão de excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão. Contamos com vocês nesse processo que nos exige, no dia a dia, um grande empenho coletivo”, frisou o reitor.

Todos os pró-reitores estiveram presentes no evento: Loiane Verbicaro, pró-reitora de Ensino da Graduação; Iracilda Sampaio, pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação; Edmar Costa, pró-reitor de Relações Internacionais; Raimundo Almeida, pró-reitor de Administração; Cristina Yoshino, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Ícaro Pastana, pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal; e Nelson Souza, pró-reitor de Extensão no exercício da Reitoria.

Acolhimento Servidores 2023 2“Nós nos tornamos a principal instituição de formação da Pan-Amazônia, a principal instituição de ciência e tecnologia, saberes e discursos para a região e um grande lugar de interação e integração social. Isso irá tocar vocês cotidianamente. Vocês se sentirão responsáveis pelo que ocorre não só no nosso estado, mas também em toda a região amazônica. Sintam–se pertencentes a essa grande obra aberta. Queremos vocês cada vez mais integrados, satisfeitos e felizes aqui conosco”, saudou Nelson Souza.

O pró-reitor de Gestão de Pessoal explicou que o acolhimento é pensado como uma forma de apresentar a UFPA ao servidor recém-chegado e evidenciar o trabalho desenvolvido por essas pessoas na Instituição. Ele falou sobre a importância de cada novo servidor integrado à UFPA.

Acolhimento Servidores 2023 3“Vocês foram muito aguardados nesta instituição. Todo mundo conhece a situação que vivemos em termos de recursos. Nós tivemos um momento muito complicado e grave em que os provimentos na administração pública estiveram restritos por questões orçamentárias. Em 2021, por exemplo, não conseguimos prover como gostaríamos, e, em 2022, ano eleitoral, vivemos um defeso do meio do ano pra frente, que impedia a realização de concurso.  Cada um de vocês é fundamental para esta universidade. São as pessoas que verdadeiramente constroem a instituição, especialmente aqui, onde o capital é intangível.”, afirmou.

Programação – Após o encerramento da cerimônia de abertura, foi realizada a posse simbólica de dois servidores da UFPA, a servidora técnico-administrativa Luane Caroline do Carmo Carvalho Reis e o docente do Campus de Salinópolis Edinelson Saldanha Correa, representando todos os recém-admitidos da Instituição.

Na sequência, os participantes puderam conhecer um pouco mais da Universidade por meio de palestras e de mesa-redonda realizadas com os seguintes temas: Palestra magna com o reitor em exercício; Novo panorama da política de gestão de pessoas na UFPA e seus desafios; O planejamento institucional e o papel do servidor para a sua implementação; Como formalizar projetos e contratações de bens e serviços na UFPA; inclusão, diversidade e acessibilidade; A importância da qualificação do servidor para o desempenho da Instituição; O panorama do ensino de graduação na UFPA: desafios e perspectivas; A internacionalização em uma universidade amazônica e a apresentação da Pró-Reitoria de Extensão, estrutura, ações e projetos.

O evento contou ainda com orientações sobre o Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFPA, ginástica laboral e sorteio de brindes, com a realização de um quiz interativo. Os participantes da “Cerimônia de Boas-Vindas" que tiverem registrado presença mínima de 75% terão direito à emissão de certificado. A certificação pode ser utilizada pelo servidor para fins de progressão funcional.

Texto e fotos: Edmê Gomes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA