Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA faz pré-inscrição para oportunidade de bolsa de estágio de curta duração em instituições da Espanha

• Publicado: Terça, 28 de Março de 2023, 16h30

Bolsas Andifes e Fundacao Carolina

Por meio de convênio firmado entre a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Fundação Carolina, estão abertas as inscrições para bolsas de estudo e pesquisa em instituições da Espanha. Estão sendo oferecidas, nesta primeira versão do acordo, 10 (dez) bolsas, sendo 5 (cinco) para doutorado (com duração de até 21 meses) e 5 (cinco) para estágios de curta duração (pós-doutoral), que podem ser preenchidas por servidores de todas as IFES que se credenciaram a participar da pré-seleção. A UFPA se credenciou para pré-selecionar candidatos para até 3 (três) bolsas de estágio de curta duração de pesquisa para docentes doutores. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 3 de abril de 2023.

As bolsas terão duração de um a três meses, no valor mensal de 1.200 euros, sendo 50% custeadas pela Fundação Carolina e 50%, pela UFPA. A ajuda de custo oferecida para os(as) selecionados (as) pode ser utilizada para as seguintes despesas: inscrição para o programa escolhido pelo candidato; passagem de ida e volta em classe turística, da capital do país de residência do bolsista para a cidade espanhola dos estudos; alojamento e manutenção no período de duração da bolsa e seguro médico não farmacêutico durante a estada na Espanha.

Podem se candidatar professores doutores de qualquer área do conhecimento que atendam aos critérios estabelecidos pelo convênio, a saber: ser nacional de algum dos países da comunidade ibero-americana de nações; ter a graduação universitária em carreiras de não menos que quatro (4) anos de duração; ser docente de carreira ou fixo da UFPA, estando de posse do grau acadêmico de doutor; cumprir com os requisitos de excelência curricular e de experiência profissional exigidos pela Fundação Carolina, em sua convocatória geral anual; cumprir com as exigências legais ou contratuais estabelecidas pela universidade de origem pertencente à Andifes e pela Fundação; contar com uma carta de aceitação da universidade ou da instituição espanhola onde irá realizar o estágio de pesquisa pós-doutoral; não ser residente na Espanha e não haver iniciado o doutorado na Espanha com anterioridade.

Os docentes interessados devem encaminhar, até o dia 3 de abril de 2023, um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com as seguintes informações: nome completo; número de matrícula na UFPA (para comprovar que é docente); cópia do RG e CPF; link do currículo Lattes; cópia do diploma de doutorado; indicação da instituição na Espanha onde pretende realizar o estágio, mencionando se já possuem carta de aceite na universidade de destino (Clique aqui para ver os “centros receptores”).

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA (Prointer) apenas fará o encaminhamento das candidaturas para a comissão de seleção da Andifes, que fará a inscrição dos candidatos na Plataforma Carolina até o dia 6 de abril de 2023. Os próprios candidatos irão finalizar sua candidatura na página da Fundação Carolina (por meio de link, login, senha informados em e-mail automático da fundação).

Os candidatos selecionados pela Fundação Carolina poderão iniciar seu programa na Espanha dentro do período compreendido entre 1º de setembro de 2023 até 31 de julho de 2024. Esta data deverá ser negociada entre o candidato selecionado, sua instituição de origem e a universidade que irá recebê-lo na Espanha.

Sobre o convênio - Em outubro de 2022, a Andifes e a Fundação Carolina (instituição para a promoção das relações culturais e a cooperação no âmbito educativo e científico entre a Espanha e o mundo) celebraram convênio específico de cooperação educativa para a concessão de bolsas “conjuntas” em programas de doutorado e estágios de curta duração de pesquisa para docentes doutores.

Outras oportunidades - Em 2023, além das bolsas que a UFPA se credenciou para cofinanciar, o convênio oferta bolsas de doutorado (de até 21 meses) para docentes e técnicos das IFES brasileiras. No programa regular de bolsas da Fundação Carolina para alunos e professores de pós-graduação, ainda são oferecidas 613 bolsas para o ano letivo 2023-2024, nas seguintes modalidades: 242 bolsas de pós-graduação; 100 bolsas de doutorado e estadias curtas de pós-doutorado; 36 bolsas de mobilidade docente; 126 bolsas para estudos institucionais e 109 renovações de bolsas de doutorado.

A chamada para o programa regular da Fundação Carolina também está aberta, abrange todas as áreas do conhecimento e é dirigida a estudantes de todos os países ibero-americanos para que possam completar sua formação em universidades e centros de estudos espanhóis.

Para mais informações, consultar o site da Fundação: https://www.fundacioncarolina.es/

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da Prointer UFPA
Imagem: Google