Ascom lança novo projeto gráfico para o Jornal Beira do Rio
No ano em que completa 38 anos de existência, o Jornal Beira do Rio ganha novo projeto gráfico para a versão impressa. O objetivo é tornar mais prazerosa a experiência do leitor, com uma proposta que privilegia uma tipologia moderna e explora, de forma criativa, fotografias e ilustrações.
“O formato anterior foi lançado em 2013 e, de lá para cá, chegaram novos leitores, novas pautas e outras maneiras de divulgar ciência. E nós, na Ascom, pensamos em um projeto que vá ao encontro disso. Queremos proporcionar uma experiência leve e interativa”, detalha Rosyane Rodrigues, jornalista e editora.
O jornal mantém a periodicidade trimestral e a tiragem de dois mil exemplares, aumentando para 24 o seu número de páginas. A edição de estreia apresenta seis reportagens, uma entrevista, um artigo e uma resenha. O novo projeto é assinado pela coordenadora de Marketing e Propaganda da Assessoria de Comunicação da UFPA, Priscila Santos.
“Neste projeto gráfico do Beira do Rio, buscamos nos aproximar das tendências de design editorial com elementos visuais que valorizem a experiência do leitor. Assim, a nova proposta mantém a identidade consolidada do editorial, mas explora maior variedade de cores e formatos, alinhando o visual de cada página ao seu conteúdo textual. Além disso, como a construção de um projeto gráfico vai além da sua aparência, também pensamos em novas formas de estimular a integração do formato impresso com conteúdos digitais do site, com o uso do QR Code. Foram meses de pesquisas e diálogos para este novo projeto nascer. Tenho orgulho de mais esta etapa da história do Beira do Rio”, explica a publicitária. Nesse processo, a equipe da Assessoria de Comunicação Institucional contou com a colaboração da Editora da UFPA, que trouxe sua experiência tanto para o projeto quanto para configurações de impressão.
O Beira do Rio nasceu em 1985, com o propósito de divulgar, prioritariamente, a produção científica realizada por pesquisadores das mais diferentes áreas do conhecimento que compõem a UFPA. Ao longo do tempo, o periódico foi conquistando espaço e reconhecimento entre os pesquisadores, pelo trato da transição entre o texto acadêmico e o jornalístico. O periódico é uma produção da Assessoria de Comunicação da UFPA e tem direção da professora Suzana Cunha Lopes.
“A atualização gráfica e editorial do Beiro do Rio visa proporcionar melhor experiência de leitura e, cada vez mais, qualidade no conteúdo de divulgação científica produzido. Queremos que a publicação esteja sempre à altura da UFPA como grande instituição na Amazônia”, afirma a diretora.
Nova edição celebra avanços da pós-graduação
Referente aos meses de março, abril e maio, a nova edição destaca o desempenho positivo conquistado nos últimos anos pela pós-graduação na UFPA. O assunto é repercutido pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio, e tema de entrevista com o reitor da Instituição, Emmanuel Zagury Tourinho, que contextualiza a importância dos resultados para a UFPA e analisa os impactos para a produção científica na Amazônia.
A edição é composta por reportagens dedicadas a pesquisas desenvolvidas em alguns dos programas de pós-graduação mais bem avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São seis matérias: atuação policial em bairros vizinhos; dinâmica migratória Venezuela-Brasil; retrato contemporâneo do Salgado; avanços no combate ao câncer gástrico; destino para cinzas vegetais e o que falam os rios da Amazônia?
Acesse o conteúdo completo em www.beiradorio.ufpa.br. Nesse endereço, também estão disponíveis o link para a edição na plataforma Calaméo e a versão em PDF.
Texto: Edmê Gomes
Redes Sociais