Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade Federal do Pará sediará a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC 2024

• Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 10h30

Anuncio SBPC 2024

A Universidade Federal do Pará (UFPA) será a sede da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ocorrer em julho de 2024, no Campus do Guamá. O anúncio da sede foi realizado nesta quarta-feira, 5 de abril, pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, em coletiva à imprensa. O maior evento científico da América Latina vem à Amazônia, mais especificamente a Belém, em momento estratégico em que a cidade é candidata à sede da 30a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).

“Sendo a Amazônia um tema de interesse nos  principais debates globais, é muito bom que o mais importante evento da comunidade científica brasileira e latino-americana retorne à região, com o protagonismo dos cientistas e das comunidades que aqui vivem e que conhecem em profundidade as múltiplas Amazônias. Para a UFPA, será uma honra e uma oportunidade excepcional de diálogo recepcionar a Reunião”, declarou o reitor Emmanuel Tourinho.

A escolha da UFPA para sediar a SBPC 2024 ocorreu em reunião do Conselho da Sociedade Científica, com aprovação unânime dos seus membros. A Instituição já recebeu o evento em outras duas ocasiões: em 1983, com as atividades ocorrendo no Campus Guamá; e, em 2007, com a concentração das atividades no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Em 2024, o evento novamente ocupará os espaços do campus, em frente ao rio Guamá.

O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, gravou a seguinte mensagem para a comunidade paraense:

A partir desta definição, a comunidade universitária deverá se mobilizar para participar em todas as modalidades de atividades do evento. Também devem ser realizadas programações preparatórias, com foco em temáticas amazônicas.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, divulgou a mensagem a seguir, de convocação da comunidade local para a participação na Reunião.

Sobre a SBPC - A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no país.

Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Representa mais de 170 sociedades científicas afiliadas, com milhares de sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em ciência e tecnologia.

A SBPC participa ativamente de debates sobre questões que determinam os rumos das políticas de C&T e da educação no Brasil. Tem assento permanente no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão consultivo do governo federal para definição das políticas e ações prioritárias no campo da C&T. Possui representantes oficiais em mais de 20 conselhos e comissões governamentais. Periodicamente, institui grupos de trabalhos – compostos por cientistas renomados em suas especialidades – com o objetivo de estudar e apresentar propostas para questões específicas de interesse nacional.

Anualmente, a SBPC realiza diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de C&T e difundir os avanços da ciência. Sua Reunião Anual é realizada desde 1949, ininterruptamente, e costuma envolver, em cada edição, em torno de 10 mil participantes.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da SBPC.
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA