Página inicial > Ultimas Notícias > Nova coordenação toma posse no Campus Universitário de Castanhal da UFPA

Nova coordenação toma posse no Campus Universitário de Castanhal da UFPA

• Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2023, 14h43

Posse Castanhal

A nova coordenação do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi empossada na tarde da última terça-feira, 04 de abril. O professor Francisco Valdinei dos Santos Anjos, que era vice-coordenador na última gestão, assumiu a coordenação. Já a professora Gerlândia de Castro Silva Thijm foi empossada como a nova vice-coordenadora.

A solenidade de posse, realizada no Ginásio UFPA Castanhal, foi conduzida pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho, que esteve acompanhado do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva e do professor Bruno Souza Lyra Castro, que esteve à frente da coordenação do campus anteriormente. O evento contou com a participação da Banda Municipal 28 de Janeiro e reuniu na plateia, representantes de movimentos socias, dirigentes acadêmicos, docentes e discentes ligados ao Campus. O pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza Junior, também esteve presente.

Posse Castanhal2Na ocasião, o reitor falou sobre o compromisso da UFPA com a sociedade. Ele lembrou que dos cerca de 50 mil estudantes matriculados hoje na instituição, 85% estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que, por isso, o tema da Assistência Estudantil é prioridade para a instituição. Diretamente para os estudantes, Tourinho reforçou a informação do reajuste recém anunciado do valor das bolsas acadêmicas e dos auxílios de Assistência Estudantil, que passam de R$400,00 para R$700,00 a partir deste mês de abril, com pagamento no início do mês de maio.

Ele manifestou otimismo em relação ao novo período que se inicia no país, falou sobre a necessidade de combater a cultura da intolerância e da violência que cresce atualmente e, por fim, desejou sucesso à nova equipe. “Que vocês tenham, assim como em outras ocasiões, oportunidade para renovar essa visão necessária das relações do campus com a sociedade local, desenvolvendo novos projetos e conscientes do papel de inclusão e cidadania que a universidade pública tem”, afirmou o reitor.

Posse Castanhal1Por sua vez, Gilmar Pereira, colocou em relevo a importância do Campus de Castanhal para a região. “Esse é um campus estratégico. Não se bastou como campus, criou um instituto e tem uma estrutura acadêmica muito consciente do papel de extrapolar a simples função de outorgar colação de grau. Que bom que vocês estão conscientes e preocupados com esse papel”.

Posse Castanhal4

Gestão - Ao se despedir da coordenação do campus, Bruno Souza Lyra Castro fez uma avaliação do trabalho desenvolvido enquanto esteve na administração do campus. Ele falou das dificuldades e desafios enfrentados nos últimos quatro anos, citando a desvalorização da ciência e da educação pública, os constantes cortes orçamentários e a pandemia da covid-19. Também agradeceu o apoio recebido da comunidade no período em que fez parte da gestão.

“Não haveria outra forma de encerrar esse trabalho que não fosse reconhecendo o trabalho de todos que fazem o Campus Castanhal no dia a dia. O trabalho da gestão é apenas uma parte do trabalho, que, somado a todos os esforços empreendidos por vocês, gera de fato os avanços conquistados em toda a Unidade”, destacou Lyra em seu discurso.

Posse Castanhal5

Durante seu pronunciamento, o novo coordenador do Campus Castanhal saudou os presentes, destacou a parceria na antiga Gestão e falou da necessidade de uma Universidade cada vez mais comprometida com a sociedade. “Não é possível pensar um projeto de universidade sem pensar coletivamente. A universidade não se basta, ela não é capaz de conseguir apresentar resultados sem que os grupos que formam a sociedade sejam acionados para trabalhar juntos”, refletiu. “A nossa responsabilidade como gestão desse campus passa pelo comprometimento com as questões sociais. Precisamos combater todas as formas de violência e exclusão que esse país vive”, pontuou.

Posse Castanhal3A nova vice coordenadora Gerlândia de Castro Silva Thijm também enfatizou a importância do envolvimento coletivo para os próximos anos. “Desejo que essa nova gestão seja efetivamente participativa. Que a gente receba os estudantes e que envolva os servidores para ir além. O objetivo é fazer e ser sempre mais”, disse.

O Campus de Castanhal é composto pelas Faculdades de Computação, Educação Física, Letras, Matemática e Pedagogia. Em Castanhal, também está sediado o Instituto de Medicina Veterinária. Atualmente, são desenvolvidas pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia e no PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.

Texto: Edmê Gomes, Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA