Página inicial > Ultimas Notícias > VII Fórum Permanente de Museus Universitários ocorrerá entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro no Rio de Janeiro

• Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2023, 14h52

Capa even VIIFPMU 1

O VII Fórum Permanente de Museus Universitários (VII FPMU) ocorrerá em formato presencial, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro de 2023 e tem como tema: “30 anos depois… para que(m) ainda servem os museus e coleções universitárias? Panoramas históricos, provocações reflexivas, perspectivas empíricas e proposições metodológicas para o século XXI”.

O evento é coorganizado pelas Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), representadas por servidoras dos respectivos museus e das coleções universitárias: Museu Nacional, Museu da Geodiversidade (UFRJ); Escola de Museologia (Unirio) e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS Unirio-MAST). A proposta do evento é reunir profissionais, estudantes, voluntários e/ou interessados nas discussões acerca dos museus e das coleções universitárias, por meio de um programa científico que inclui conferências, apresentações orais, sessões de pôsteres e painéis de debate, além de reuniões temáticas e visitas técnicas. O evento será presencial (com transmissão de algumas atividades), nas universidades e/ou instituições parceiras.

A temática proposta é um convite a pensar e a refletir o papel dos museus e das coleções universitárias neste século, que possuem peculiaridades e particularidades em relação ao século anterior, considerando os aspectos históricos e sociais que emergem das próprias discussões e construções desde o primeiro Fórum de Museus e Coleções Universitárias realizado em 1992. Ainda como demanda da contemporaneidade, questões sobre práticas e relações com os diferentes coletivos, para além de uma perspectiva de ação unilateral, tornam-se cada vez mais urgentes aos museus universitários voltados historicamente para um público restrito ao espaço acadêmico.

O VII FPMU, com início em um programa científico, incluirá conferências, apresentações orais, sessões de pôsteres e painéis de debate, além de reuniões temáticas e visitas técnicas às instituições museais vinculadas à universidade anfitriã do evento. A programação terá como referência os seguintes eixos temáticos:  Panoramas históricos; Provocações reflexivas; Perspectivas empíricas e Proposições metodológicas

Entre os dias 1º e 30 de maio de 2023, estarão abertas as inscrições para o primeiro lote de ouvintes, com valor previsto de R$60,00 para profissionais e R$30,00 para estudantes. O segundo lote de inscrição para ouvintes ocorrerá entre os dias 1º e 30 de junho, com o valor previsto de R$80,00 para profissionais e R$40,00 para estudantes. O terceiro, e último lote, estará aberto entre os dias 1º de julho e 27 de agosto, com o valor previsto de R$100,00 para profissionais e R$50,00 para estudantes.

Por se tratar de um evento que congrega instituições museológicas e coleções de museus universitários de todo o país, a comissão organizadora é composta por representantes estratégicos de várias regiões, que, em conjunto, articulam a representatividade das ações desenvolvidas por todo o território nacional, a fim de solidificar uma programação plural e edificante. Compõem a comissão:  Aline Rocha de S. F. de Castro - (UFRJ); Andréa Fernandes Costa - (UFRJ); Damiane Daniel Silva Oliveira dos Santos - (UFRJ); Gerson Rodrigues de Albuquerque (UFAC); Graciele Karine Siqueira - (UFC); Joana S. Lizott - (UFPel); Luciana Menezes de Carvalho - (Unirio); Lucimery Ribeiro de Souza - (Ufam); Paola Haber Maués - (UFPA); Rodrigo Luiz dos Santos - (PUC Campinas); Tamara Evangelista - (UFPR) e Vanessa Spinosa - (UFRN).

De acordo com Aline Rocha de S. F. de Castro (UFRJ), que integra a Coordenadoria geral do evento, esta edição do fórum "tem um gostinho especial, afinal, a última edição aconteceu em ambiente virtual, devido ao período de distanciamento social, ocasionado pela pandemia da covid-19. Desse modo, o evento será para além dos debates, trocas de experiências, um palco de reencontros, de novos contatos, de abraços apertados e construção conjunta do conhecimento". Já para Andrea Fernandes Costa (UFRJ), também coordenadora do evento, a programação do fórum está sendo pensada e articulada de modo a evidenciar a pluralidade e diversidade dos museus e das coleções universitárias do nosso país. Afinal, "sabemos que os profissionais vinculados ao trabalho hercúleo, junto aos museus universitários, desenvolvem pesquisas, ações de excelência no cenário nacional e internacional, e a programação do fórum tem que, de um modo muito singular, abarcar essas representatividades e experiências para a formatação de um amplo diálogo na construção conjunta de novas políticas para o setor".

Texto: Divulgação da Comissão Organizadora