Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Pesquisa promove debate sobre as transformações do reassentamento na área do Conjunto Paraíso dos Pássaros

• Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2023, 17h37

Evento vivencias CDP

Com o intuito de abrir as portas da Universidade para a comunidade, o Grupo de Estudos e Pesquisas Cidade, Habitação e Espaço Humano da UFPA vai realizar o Seminário “Moradias, vivências, transformações e permanência: Reflexões sobre o reassentamento de famílias da área CDP”, no próximo dia 19 de abril, das 17h às 20h. O objetivo do evento é socializar com os moradores do Conjunto Paraíso dos Pássaros (CDP), gestores e técnicos governamentais a experiência de assistência técnica e as pesquisas acadêmicas desenvolvidas sobre a área. A participação é gratuita e aberta a todos.

O seminário vai recuperar as informações sobre as intervenções técnicas e as pesquisas acadêmicas acerca do reassentamento de 2.057 famílias para a área CDP, realizado no período de 1998 a 2000, em que a UFPA, em parceria com o Governo do Estado, participou da execução. A programação do evento vai contextualizar este convênio e falará sobre a experiência de assistência técnica na área, além de apresentar e debater pesquisas relacionadas ao tema, estimulando o processo de participação social entre os moradores e incentivando os setores governamentais a desenvolverem projetos urbanísticos que incorporem a participação de moradores em todas as etapas do projeto.

A Universidade tem a tarefa de investigar a realidade e dar respostas que beneficiem a sociedade a partir das pesquisas científicas. Por isso é muito importante que os moradores tenham acesso às pesquisas realizadas para que tenham conhecimento dos impactos sociais que alteraram suas vidas e que os dados das pesquisas possam contribuir com a reivindicação dos moradores quanto ao acesso aos serviços de infraestrutura urbana. A participação de gestores e técnicos também é fundamental nesta proposta, pois pode facilitar a implementação de projetos urbanísticos para a área, melhorando a vida dos moradores e moradoras.”, informa a professora Joana Valente, coordenadora do  Grupo de Estudos e Pesquisas Cidade, Habitação e Espaço Humano da UFPA.

Realizado na Capela de Santo Antônio, localizada no CDP, o evento é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores interessados no tema da habitação de interesse social. Para participar, não é necessário realizar uma inscrição, mas quem tiver interesse em certificação ao fim das atividades deve assinar a lista de presença que será entregue no dia.

Data: 19 de abril de 2023

Local: Capela de Santo Antônio, localizada na Av. dos Tucanos (Conjunto Paraíso dos Pássaros), bairro Maracangalha, Belém – PA.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA