Página inicial > Ultimas Notícias > Diversidade na Educação Básica é tema de evento realizado no Campus Bragança

Diversidade na Educação Básica é tema de evento realizado no Campus Bragança

• Publicado: Terça, 18 de Abril de 2023, 16h20

Banner Seminário Diversidade e Relações Étnico Raciais

Com o ingresso de pessoas cada vez mais plurais nas universidades, torna-se necessário pensar em uma atuação de profissionais comprometidos com o combate ao racismo, à intolerância religiosa e aos demais preconceitos na nossa sociedade. Para pautar essa temática, o Campus Bragança da Universidade Federal do Pará realiza o I Seminário Diversidade e Relações Étnico-Raciais na Educação Básica. A ação será desenvolvida nos dias 19 e 20 de abril, no Auditório Maria Lucia Medeiros, Campus Bragança, das 9h às 21h.

A ideia de realização do evento surgiu do aniversário de 20 anos da Lei nº 10.639/2003 e 15 anos  da Lei nº11.645/2008, que instituíram a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, encorajando o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, produções de materiais didáticos para educação básica e superior, além do debate público sobre esses tópicos no Brasil. Com o ambiente acadêmico expandindo para receber pessoas de diferentes grupos étnico-raciais, torna-se propícia a análise crítica dos limites, dos desafios e das perspectivas para a implementação da legislação por meio do ensino, da pesquisa e da produção de uma dialógica antirracista.

A importância perpassa em potencializar os debates públicos e uma reflexão coletiva entre Escola, Universidade e Comunidade acerca dos temas da diversidade, interculturalidade e relações étnico-raciais. Assim, podemos criar redes de comunicação entre os diversos espaços de ensino-aprendizagem em nossa sociedade, compartilhando informações, materiais didáticos, atividades extraescolares e intervenções educacionais sobre essas temáticas para ampliar os canais de letramento antirracista e, assim, auxiliar na condução de ações que garantam a equidade e igualdade racial no Brasil”, informa Benedito Emílio Ribeiro, um dos organizadores do evento.

Programação - Por meio da reunião de representantes da comunidade acadêmica do Campus Bragança e das comunidades escolares da região bragantina, o evento pretende propor a construção de práticas didáticas e pedagógicas engajadas com a educação das relações étnicas e raciais e os debates sobre gênero e sexualidade dentro dos espaços de ensino como a escola e a universidade.

“Ainda verificamos o agente histórico europeu (branco) como protagonista da História do Brasil, enquanto a gente negra e indígena é mantida no rodapé da História, e de outras áreas de conhecimento, retificando, assim, estereótipos e representações negativas sobre tais sujeitos. As universidades precisam continuar e potencializar suas ações de pesquisa, ensino e extensão sobre as histórias, culturas e saberes africanos, afro-brasileiros e indígenas, principalmente através dos diálogos com os movimentos sociais negros e indígenas e suas intelectualidades, para bem centralizar o protagonismo histórico desses agentes sociopolíticos do Brasil”, reitera Benedito Emílio.

Para tanto, a programação terá cinco momentos de debate, com os temas: Relações Étnico-Raciais no Ensino de História; Produção e Uso de Materiais Didáticos na Educação Básica; Povos Indígenas na Escola entre Protagonismos, Saberes e Interculturalidade; Perspectivas para a Formação de Professores(as), NEABI e a Educação para as Relações Étnico-Raciais; Experiências de Professores(as) da Região Bragantina e Igualdade Racial e Antirracismo na Educação Pública.

Como Participar - O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas poe meio de formulário. São convidados a participar discentes de graduação e pós-graduação, docentes do ensino básico e superior, gestores escolares, estudantes da educação básica e membros de movimentos sociais.

I Seminário Diversidade e Relações Étnico-Raciais na Educação Básica

Data: 19 e 20 de abril de 2023

Hora: das 9h às 21h

Local: Auditório Maria Lucia Medeiros, Campus Bragança.

Inscrições através de formulário.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA