Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da UFPA incentiva a adoção de ensino por investigação na Educação Básica

• Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 14h15

FormAÇÃO de Professores capa

Você conhece a abordagem de ensino por investigação? O ensino por investigação busca criar situações concretas para despertar a curiosidade e o espírito investigativo dos estudantes e, assim, desenvolver o pensar crítico e estratégico para a solução de problemas. Com essa abordagem, o Projeto de Pesquisa “Os Clubes de Ciências e os Processos de Ensino e Aprendizagem das Ciências na Educação Básica”, vinculado ao Campus Castanhal, ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC), atua, buscando discutir com professores e graduandos de licenciatura sobre o planejamento e execução de atividades didáticas baseadas no ensino por investigação.

Iniciado em 2022, o projeto foi desenvolvido com a aprovação no edital destinado a grupos de pesquisas emergentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa oferta as oficinas “FormAÇÃO de Professores com foco no ensino por investigação” para apresentar os principais referenciais teóricos que sustentam essa abordagem metodológica investigativa, utilizando recursos como poesia, trechos de filmes, documentários e experimentações investigativas com materiais de baixo custo.

FormAÇÃO de ProfessoresO diferencial dessa metodologia é pensar perguntas estratégicas para que os discentes utilizem suas experiências e conhecimentos para proporem soluções. O principal objetivo é apresentar ao aluno uma situação concreta e incentivá-lo a pensar estratégias de resolução, sem que o professor apresente o ponto final, sendo apenas um guia para se chegar à conclusão.

“Essas atividades buscam desenvolver nos participantes um olhar mais atento diante dos diversos problemas que se apresentam em nosso dia a dia, especialmente aqueles fenômenos que, muitas vezes, fazem muito sentido, mas passam despercebidos por nós. Os participantes das oficinas aprendem a perceber, baseado em experimentos concretos, que as sequências de ações que realizamos para solucionar um problema tem uma razão de ser, isto é, tem um encadeamento que precisa ser analisado levando em conta os fenômenos que estão à nossa volta”, informa João Malheiro, coordenador do Projeto “Os Clubes de Ciências e os Processos de Ensino e Aprendizagem das Ciências na Educação Básica”.

FormAÇÃO de Professores 2FormAÇÃO de Professores - O projeto está com agenda aberta para a realização das oficinas “FormAÇÃO de Professores com foco no ensino por investigação” em todo o estado do Pará. Secretarias de Educação ou Instituições de Ensino Superior Públicas interessadas em receber o projeto podem entrar em contato com o coordenador, João Malheiro, para o agendamento das oficinas, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

As oficinas são realizadas gratuitamente, com o apoio do CNPq, mas são aceitas outras parcerias para a concessão de passagens, hospedagem e alimentação dos participantes do projeto, especialmente para municípios distantes da capital. A expectativa é que o projeto consiga alcançar instituições de pelo menos quarenta municípios do Pará até 2025.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação do projeto