Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes da UFPA podem participar de pesquisa internacional que estuda as transformações digitais no ensino superior

• Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 14h18

Pesquisa Iesalc

A Universidade Federal do Pará participa de pesquisa do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC) que mapeia as transformações digitais no ensino superior no contexto da pandemia de covid-19. Estudantes de graduação da Instituição que estejam no terceiro, quarto ou quinto ano dos seus cursos podem responder ao questionário da pesquisa no Brasil, no período de 24 de abril a 15 de maio.

Para participar, a(o) estudante precisa acessar o questionário on-line e responder às perguntas propostas. O instrumento contém três partes. A primeira solicita informações sobre os estudos no ensino superior e a segunda indaga como foi ser estudante no período inicial da pandemia causada pela covid-19. A seção final visa mapear a situação atual das(os) estudantes e suas percepções em relação à digitalização e à transformação digital. O preenchimento levará em torno de 15 minutos e a identidade da(o) respondente não será registrada.

O projeto de pesquisa é uma iniciativa conjunta da Unesco IESALC e da Unesco ICHEI (Centro Internacional de Inovação em Educação Superior patrocinado pela Unesco). O foco da consulta é a América Latina, com quatro países selecionados: Argentina, Brasil, Chile e Venezuela. A UFPA é a única universidade federal a integrar a amostra da pesquisa no Brasil, que também está sendo aplicada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na instituição privada Insper.

A aplicação do questionário junto às(aos) estudantes universitárias(os) é uma das fases do projeto, que também realiza revisão da literatura sobre as tendências na transformação digital do ensino e da aprendizagem na América Latina e entrevistas com autoridades governamentais e representantes de associações universitárias nacionais dos quatro países integrantes do mapeamento.

A ideia é que os resultados deste projeto sejam amplamente divulgados, proporcionando uma oportunidade para que instituições, gestores e estudantes participantes contribuam com uma discussão abrangente a respeito do papel da tecnologia no ensino superior e, potencialmente, subsidiem o desenvolvimento de políticas e tomadas de decisão nos níveis institucional, nacional e internacional.

Para mais informações sobre a pesquisa e a IESALC, acesse: https://www.iesalc.unesco.org/investigacion/transformaciones-digitales/.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da IESALC.