Página inicial > Ultimas Notícias > Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído 2023 aborda a influência do ruído nos processos de comunicação

• Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 14h05

Ruído

Você sabia que existe o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (International Noise Awareness Day -INAD)? Comemorado na 4ª quarta-feira de abril, este ano dia 26 de abril. A data foi criada para conscientizar toda a população mundial sobre os efeitos nocivos do ruído na audição, na saúde e na qualidade de vida. Para 2023, o tema escolhido para ser abordado foi Ruído na comunicação? Todos sem conexão!”, que busca evidenciar a relação entre o ruído excessivo e a dificuldade de comunicação e conexão entre as pessoas, podendo afetar negativamente inclusive os ambientes educacionais.

Segundo a professora Elcione Moraes, coordenadora do Laboratório de Acústica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ITEC/UFPA, o ruído é uma reação subjetiva da percepção do som, que pode ser classificado com um som incômodo de caráter aleatório e pessoal. Quando se torna intenso, ele pode, ainda, afetar a comunicação com a distorção de informações que prejudicam o entendimento da mensagem original. De um modo geral, o ruído afeta também a concentração, o aprendizado, o sono e a saúde mental, podendo causar estresse, ansiedade, cefaleia, tontura, irritabilidade, problemas digestivos, problemas vocais, doenças cardiovasculares, entre outras consequências.

“O tema do INAD 2023 busca conscientizar a população sobre a importância de preservar a qualidade sonora no ambiente de trabalho, na escola, em casa e na cidade. A campanha deste ano foca no impacto negativo do ruído na comunicação e como isso afeta não apenas a saúde, mas também a capacidade de se conectar com outras pessoas e compreender informações”, comenta Elcione Moraes.

Sob o tema “Ruído na comunicação? Todos sem conexão!”, a campanha ressalta a importância de se preservar a qualidade da comunicação e proteger a saúde auditiva para manter uma boa conexão entre todos.

Perigo para a Educação - Além de conscientizar a população sobre o impacto negativo do ruído na comunicação, a campanha do INAD 2023 também enfatiza a importância de se preservar a saúde auditiva para a manutenção da qualidade da comunicação em ambientes educacionais, uma vez que alguns estudos já apontam os efeitos negativos do ruído nos processos de aprendizagem do estudante, afetando principalmente o desenvolvimento da linguagem e da leitura, além da atenção, memória e motivação.

“A poluição sonora é a principal causa de desconforto entre professores e alunos, que se manifesta na forma de incômodo, podendo provocar a falta de concentração e atrapalhar a comunicação, evadindo as disciplinas e até reduzindo as notas, principalmente nas matérias mais complexas. E, para compensar o nível de ruído nas salas de aula, os professores, muitas vezes, precisam falar mais forte para que sejam ouvidos pelos alunos. Tal hábito é conhecido por ser um fator de risco que pode levar também a distúrbios vocais em professores. Então é crucial abordar o ruído nas salas de aula para que todos, alunos e professores, possam aprender e trabalhar em um ambiente saudável”, alerta Elcione Moraes.

De acordo com a pesquisadora, entender esses fatores ambientais que podem afetar o processo educacional é importante para o planejamento dos espaços educacionais, de forma que este ambiente se torne cada vez mais saudável e proporcione um melhor desempenho para todos que o frequentam.

“As condições acústicas na maioria das escolas são inadequadas e expõem os alunos a ruídos acima dos recomendados por norma. Esse fato está relacionado à baixa qualidade  dos novos materiais de construção utilizados em estruturas com isolamento deficiente, principalmente os utilizados em portas e janelas de salas de aulas, e ao material inadequado de superfícies de piso, por exemplo”, cita Elcione.

Para a professora, “o controle dos agravantes da poluição sonora nas escolas tem múltiplas soluções, incluindo a modificação acústica dos revestimentos internos das superfícies, o isolamento adequado, o controle de sons de fontes mecânicas e a identificação e implementação de soluções que devem ser feitas de forma a não interferirem na atividade normal e no conforto das pessoas durante os estudos”. Sendo assim, é importante que os espaços sejam concebidos levando em consideração o conforto, a eficiência, a saúde e a segurança de todos os integrantes, independentemente dos princípios e dos critérios de localização.

Para quem deseja saber mais sobre o assunto, a Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac) divulgou uma cartilha educativa que pode ser acessada em formato PDF e em e-book

Acompanhe também a programação da INAD 2023 realizada pela Sobrac-Norte disponível aqui.

Texto: Maissa Trajano - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação Sobrac-Norte