Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Eixo Transversal 2023 está aberto para a submissão de propostas

Programa Eixo Transversal 2023 está aberto para a submissão de propostas

• Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2023, 13h15

Eixo Transversal

A Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex) divulgou o edital de seleção de propostas para o Programa Eixo Transversal, que, este ano, terá como tema “Universidade, Democracia e Direitos Fundamentais: uma reflexão sobre cidadania”. O programa busca incentivar a participação de servidores docentes, técnico-administrativos e de discentes no desenvolvimento de Projetos de Extensão Universitária que trabalhem a temática central, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão. As propostas podem ser submetidas, via SIGAA, no período de 3 de maio a 5 de junho de 2023.

Para favorecer a realização de práticas extensionistas supervisionadas e interdisciplinares que priorizem a intervenção de estudantes na aplicação de conhecimentos que visem à melhoria da qualidade de vida regional e nacional, o Programa Eixo Transversal aceita a submissão de projetos que se enquadrem em uma das áreas temáticas previstas no Plano Nacional de Extensão, que são: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção ou trabalho.

No total, são ofertadas 100 bolsas no valor de R$700 (setecentos reais) mensais, com vigência de agosto de 2023 a julho de 2024. Estão aptos a receber a bolsa os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Submissão de projetos - Podem submeter projetos servidores docentes ou técnico-administrativos com nível superior, que integram o quadro efetivo da UFPA. A inscrição de propostas deve ser realizada por meio do preenchimento de formulário e da anexação de documentos no Módulo de Extensão do SIGAA, no período de 3 de maio a 5 de junho de 2023.

Para a participação, os projetos de extensão devem estar vinculados ao projeto pedagógico do curso de graduação da unidade do proponente, podendo envolver mais de uma unidade da UFPA em sua metodologia de trabalho ou contemplar outras instituições públicas ou privadas. É necessário também que o projeto esteja associado a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Não serão aceitas propostas que já recebam bolsa oriunda de outro Edital Proex ou aquelas submetidas por proponentes inadimplentes com a Proex, licenciados ou afastados da UFPA. A previsão é que a relação preliminar das propostas aprovadas seja divulgada no dia 7 de julho de 2023; e o resultado final, no dia 17 de julho de 2023.

Programa Eixo Transversal 2023

Submissão de propostas: de 3/5/2023 a 5/6/2023.

Habilitação das propostas: de 6/6/2023 a 8/6/2023.

Resultado Preliminar: 7/7/2023

Resultado Final: 13/7/2023