Página inicial > Ultimas Notícias > VI Jornada de Oncologia reúne pesquisadores e estudantes em palestras e debates sobre estudos da área de saúde

• Publicado: Terça, 09 de Maio de 2023, 15h46

Jornada Oncologia

Pesquisas realizadas nos espaços acadêmicos das universidades apresentam resultados importantes para a sociedade, mas nem sempre são amplamente divulgados dentro do próprio espaço universitário. Como forma de divulgar as descobertas científicas da área da Oncologia, a VI Jornada de Oncologia vai reunir pesquisadores da graduação e da pós-graduação e profissionais para apresentar e debater as novas pesquisas da área. O evento será realizado nos dias 10, 11 e 12 de maio, no Auditório Arlindo Pinto, localizado no prédio anexo ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no Campus Guamá.

Organizada pela Liga Acadêmica de Genética do Câncer (Lagec), a sexta edição da jornada contará com palestras com professores de diferentes instituições do Brasil nos dois primeiros dias de sua realização. As palestras vão abordar os temas “Relevância dos RNAs não codificantes em neoplasias humanas”, “Desenvolvimento de anticorpos monoclonais terapêuticos para câncer”, “Vírus Oncolíticos”, “Como o câncer é diagnosticado”, “Crispr/CAS9” e “Aplicações da Nanotecnologia no Tratamento do Câncer”. Os palestrantes são pesquisadores com experiência ampla nas aplicações das técnicas para a área oncológica. No último dia de evento, serão realizadas, ainda, minioficinas de técnicas da saúde aplicadas à área da Oncologia.

“É muito importante a comunidade científica ter conhecimento de todos os avanços científicos produzidos pela academia, porque, além de uma questão de aprendizado, é importante se atualizar para que a pesquisa siga avançando. Apesar dos trancos e barrancos, a produção de ciências no Brasil corre e os resultados beneficiam a todos, no caso da Oncologia, por exemplo, são desenvolvidos tratamentos cada vez mais tecnológicos, que causam menos dados”, informa Sabrina Oliveira, presidente do Lagec.

A Jornada da Oncologia é realizada anualmente e já apresentou uma série de temas em edições anteriores. Este ano, o enfoque está nas pesquisas acadêmicas da área, que envolvem biologia celular, biologia molecular, testagem de medicamentos, estudo de genes, diagnósticos e outros.

“Estamos empolgadíssimos porque são temáticas importantes de serem disseminadas para públicos mais amplos. A UFPA é um importante centro de desenvolvimento de conhecimento na área de Oncologia e apresenta projetos inovadores vinculados a outras instituições federais, como professores vindos do Piauí, palestrantes da Paraíba e colaboradores do Inca. Então ficamos muito alegres de disseminar esses debates a partir desse polo, que é a UFPA”, reitera Sabrina.

Como participar - O evento é voltado para discentes de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais da área da Saúde que tenham interesse em saber mais sobre a área da Oncologia. Os interessados em se inscrever devem fazê-la pelo formulário, mediante o pagamento da taxa de inscrição de R$25, por meio da chave pix: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O evento destina 20% do valor arrecadado nas taxas de inscrição para a compra de suprimento alimentar para o Instituto Aster, que atende a crianças em tratamento contra o câncer. A parceria tem o objetivo de ajudar na alimentação das crianças que desenvolvem sequelas da quimioterapia e não conseguem se alimentar normalmente.

VI Jornada de Oncologia

Data: 10, 11 e 12 de maio

Local: Auditório Arlindo Pinto, localizado no prédio anexo ao Instítuto de Ciências Biológicas

Inscrições via formulário, disponível até o dia do evento

Taxa de inscrição no valor de R$ 25, paga via chave pix para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA