Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Bragança promove debate sobre os desafios enfrentados por mães dentro do ambiente acadêmico

• Publicado: Quarta, 10 de Maio de 2023, 15h40

CAPA SEMINÁRIO MÃES

Gradativamente, as mulheres conquistaram espaços que, antigamente, lhes foram negados. No Brasil, por exemplo, as mulheres só puderam ingressar em uma universidade em 1879, mas hoje já são a maioria ocupando esses espaços, ainda que a permanência nele envolva diversos desafios, como a maternidade. Com base nesta realidade, o Centro Acadêmico de Pedagogia, a Faculdade de Educação e o Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia do Campus Bragança (PPLSA) - UFPA vão realizar o seminário “Mães que Estudam: Práticas e Experiências de uma universidade para todas", no dia 18 de maio, das 14h às 17h, no Auditório Maria Lúcia Medeiros. O seminário é gratuito e, para participar, é necessário realizar uma inscrição no site do evento, até o dia 16 de maio.

Alusivo ao Dia das Mães, o seminário busca ser um espaço de diálogo e reflexão sobre a realidade e os desafios relacionados às mulheres mães inseridas no contexto acadêmico, segundo a visão daquelas que não somente estudam, mas também estão presentes como docentes e técnicas na Universidade. A ideia é possibilitar a criação de estratégias acadêmicas de apoios, sensibilidades, acolhimentos e flexibilidades para que as mulheres mães possam ingressar e permanecer no ensino superior. A programação incluirá palestras realizadas por professoras e alunas dos Campi  Bragança e Capanema.

“Como professora da UFPA, Campus Bragança, tenho me deparado com muitas mulheres utilizando estratégias para permanecerem na academia, estudando. Algumas levam seus filhos para as aulas, outras interrompem as atividades em sala para amamentar seus filhos em casa ou pelos corredores da UFPA, algumas perdem parte das aulas para buscarem seus filhos/as na escola. Quando não possuem apoio na família, geralmente desistem ou adiam seus sonhos de estarem na universidade. Situação pouco vivenciada entre os homens, que culturalmente estão mais livres para exercerem seus compromissos acadêmicos, sem muitas cobranças de aliarem com a paternidade, quando a possuem", lembra a professora Norma Cristina Vieira, da Faculdade de Educação e do PPLSA, uma das palestrantes do evento.

seminário mãesDe acordo com a professora, embora a sociedade tenha avançado em diversos sentidos, com o desenvolvimento de tecnologias de ponta, com a melhoria da eficiência nos meios de comunicação e com o acesso aos bens e serviços, no dia a dia, tanto no ambiente de estudos quanto no ambiente de trabalho, a desigualdade de gênero ainda se mostra muito presente, perpetuando dificuldades para o crescimento profissional de mulheres, especialmente quando a questão é o “maternar”. “As mulheres, de modo geral, carregam sobre seus corpos e mentes a responsabilidade em assumir a domesticidade, a maternidade. Aprendemos, desde a infância, por meio dos discursos, das brincadeiras e dos livros didáticos, a assumirmos para nós essas tarefas como obrigação”, pontua a professora.

Uma dessas mulheres é a estudante do curso de Jornalismo da UFPA Frida Menezes, que tem contado com o auxílio da família, dos amigos e dos setores da Universidade para que possa seguir com os seus estudos, paralelamente às obrigações da maternidade com seu filho Charlie, de dois anos. “Ser mãe, por si só, já é um desafio, e ser mãe universitária traz outras dificuldades que podem ser decisivas na escolha de continuar na vida acadêmica ou não. No meu caso, por ter uma rede de apoio muito forte, que me ajudou, consegui permanecer na graduação a muito custo, mas consegui e consigo até hoje. Algumas coisas que facilitaram foram meus próprios colegas de curso, que sempre me deram apoio; a minha família e amigos, que ficam com o bebê quando necessário; e a compreensão dos meus professores”, lembra a estudante.

Esses e outros fatores primordiais para a permanência de mulheres mães na universidade serão os pontos de debate do Seminário “Mães que estudam: Práticas e experiências de uma universidade para todas". Além da professora Norma Cristina Vieira, o evento também terá como palestrantes as professoras Sandra Bastos e Carolline Septimio, do Campus Bragança, e a aluna de Pedagogia Gesica Primo. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas no site do evento, até o dia 16 de maio. Podem participar da realização estudantes da graduação e pós-graduação, técnicos e docentes da UFPA.

Seminário “Mães que Estudam: Práticas e Experiências de uma universidade para todas"

Data: 8 de maio

Horário: das 14h às 17h

Local: Auditório Maria Lúcia Medeiros, localizado no polo da UFPA Campus Bragança.

Inscrições: Gratuitas. Até dia 16 de maio, no site do evento.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Jennifer Castro