Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Salinópolis realiza seminários e minicursos para discentes das áreas de exatas e ciências naturais

• Publicado: Segunda, 15 de Maio de 2023, 14h33

Escola de Inverno

A Faculdade de Física do Campus Salinópolis da UFPA vai reunir discentes e professores das áreas de Física, Matemática e Ciências Naturais para participar da II Escola de Inverno, que será realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio, na Casa Cultural Fonte do Caranã, em Salinópolis. O evento busca promover um espaço de formação para estudantes de graduação das áreas citadas, a fim de aprimorar a formação inicial dos professores em suas respectivas áreas. A programação completa pode ser consultada na página do evento.

A iniciativa foi pensada como uma alternativa para integrar o Campus de Salinópolis com pesquisadores e pesquisadoras de outras instituições, como dos demais campi da UFPA,  Unifesspa, UFV e Seduc, para a realização de seminários e minicursos. Ao longo dos três dias de evento, serão ofertados cerca de 10 seminários e dois minicursos.

“É de vital importância desenvolver este tipo de evento com os estudantes, pois aprimora sua formação inicial, apresenta uma diversidade de áreas de pesquisa em ensino que podem ser desenvolvidas no futuro, estimula a formação continuada dos discentes e estabelece um primeiro contato com potenciais orientadores e orientadoras”, ressalta o professor Saulo Diles, organizador da atividade.

Iniciada em 2020, a  Escola de Inverno apresentou, em sua primeira edição, as áreas de pesquisa e mercado para os cursos de Ciências Exatas e Ciências da Natureza e incluiu debates sobre: Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino da Física, Mecânica, Estatística, Eletrônica Experimental, Mecânica Hamiltoniana, entre outros.

“A expectativa é que os seminários e minicursos sejam bastante informativos e que as ações extensionistas sejam recebidas de forma positiva pelas escolas e que estimulem em seus alunos do ensino médio o interesse pelas ciências e pela carreira docente”, reitera Saulo Diles.

Como Participar - O evento é voltado para estudantes do Campus de Salinópolis, especialmente dos cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Ciências Naturais, além de professores da educação básica e estudantes de pós-graduação que tenham interesse nos tópicos abordados.

A inscrição deve ser feita na página do evento, mediante o pagamento da taxa de inscrição, que tem o valor de R$40 para discentes de graduação, R$100 para discentes de pós-graduação e R$120 para doutores e docentes. Haverá a isenção da taxa para discentes da UFPA que apresentem vulnerabilidade social.

II Escola de Inverno

Data: 24, 25 e 26 de maio

Locais: Casa Cultural Fonte do Caranã e E.E.E.M. Dr Miguel de Santa Brígida, ambos em Salinópolis.

Inscrições na página do evento, até a lotação das vagas.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA