Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto oferece aulas de yoga e meditação para a comunidade acadêmica da UFPA
Início do conteúdo da página

Projeto oferece aulas de yoga e meditação para a comunidade acadêmica da UFPA

  • Publicado: Terça, 16 de Maio de 2023, 13h43

Yoga e Meditação pixabay

Utilizadas como estratégia de melhoria da qualidade de vida, a prática da yoga e da  meditação, ao longo dos anos, tornou-se mais presente na vida daqueles que buscam um  estilo de vida mais saudável, com foco especial na saúde mental. Buscando proporcionar  essa melhoria, o Projeto de extensão “Yoga e meditação: formas de reconectar com a vida”  oferece à comunidade acadêmica da UFPA aulas semanais destas atividades, no auditório  do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), no Campus Guamá. As inscriçõesestão abertas.  

Criado em razão de uma experiência pessoal da professora Márcia Soares com os benefícios  destas práticas, o projeto tem como objetivo utilizar a yoga e a meditação como estratégia  de cuidado interdisciplinar e de enfrentamento ao estresse, à ansiedade e à depressão no  contexto da pós-pandemia e promover ações de educação em saúde com as práticas  integrativas e complementares em saúde, dentro do tripé ensino-pesquisa-extensão da  Universidade.  

“Em 2016, tive um acidente vascular cerebral (AVC) e fiquei quatro anos afastada das  minhas atividades e quase me aposentei. Mas, durante meu tratamento, comecei a fazer  aulas de yoga e meditação, e elas foram fundamentais no meu processo de cura. Por isso  eu fiz este projeto e espero que ele reconecte outras pessoas com a vida, respiração,  meditação e posturas físicas”, comenta a professora.  

Ainda de acordo com a professora Márcia Soares, existem pesquisas sobre os benefícios  dessas duas atividades, realizadas e em desenvolvimento em todo o  mundo. Até o momento, os principais benefícios são: melhora na concentração, postura e  respiração; redução do estresse e das dores de cabeça e corporais, melhora na qualidade do  sono e equilíbrio mental. Esses benefícios auxiliam para uma reeducação de hábitos,  proporcionando uma vida mais saudável e, consequentemente, uma melhora na qualidade  de vida de quem pratica essas atividades.  

Como participar - O projeto é aberto para a participação de todos os discentes e dos servidores docentes e  técnico-administrativos da UFPA, com ou sem limites físicos. Para que todos sejam  atendidos da melhor maneira possível, é aplicado um questionário que deve ser respondido  corretamente para que os instrutores, nas aulas, possam auxiliar quem possua alguma  restrição física. As práticas são realizadas às terças, das 8h às 9h, e às  sextas, entre 17h e 18h.  

Além das aulas práticas, o projeto também vai realizar atividades de educação em saúde, a  cada dois meses, por meio de palestras com professores convidados. Por ser uma iniciativa  de extensão, as atividades serão realizadas todos os anos. As inscrições podem ser  realizadas aqui.  

Serviço 

Práticas de Yoga e Meditação na UFPA  

Local: auditório do segundo andar do IFCH  

Data: Terça, das 8h às 9h, e às sextas, entre 17h e 18h.  

Inscrições: gratuitas e online, via formulário disponível aqui.

Mais informações na página do projeto.  

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Reprodução Pixabay

registrado em:
Fim do conteúdo da página