Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Pint of Science leva informação científica para bares e lanchonetes de Belém e Altamira
Início do conteúdo da página

Pint of Science leva informação científica para bares e lanchonetes de Belém e Altamira

  • Publicado: Quarta, 17 de Maio de 2023, 17h52

Pint of Science 2023

Com o objetivo de levar pesquisas para fora dos muros institucionais e aproximar a comunidade acadêmica da população em geral, há 10 anos, o Pint of Science tem levado um ambiente de informação e divulgação acadêmica para espaços mais descontraídos, como bares, cafés e lanchonetes. Programada para acontecer, de forma simultânea, em 26 países e em mais de 120 cidades do Brasil, a edição deste ano será realizada nos dias 22, 23 e 24 de maio, e a UFPA estará presente em atividades realizadas em Belém e Altamira. O evento é totalmente gratuito e aberto a todos.

Com o lema "Um Brinde à Ciência", a experiência propõe levar cientistas aonde a população está e, assim, apresentar um pouco das pesquisas que são realizadas nas universidades para a maior quantidade de pessoas possível. As apresentações são focadas para o público leigo, não especialista, por isso a programação é preparada para que todos possam desfrutar de uma noite de aprendizado, debatendo assuntos relevantes para a sociedade.

“Ainda há muito distanciamento do que é feito, na prática, pelos cientistas brasileiros e a percepção pela população do que é feito aqui. No último levantamento sobre essa percepção popular  em Ciência e Tecnologia, em 2019, apenas 7% eram capazes de citar o nome de um cientista brasileiro e 9%, de uma instituição científica brasileira. Queremos crer que essa percepção tenha mudado depois da pandemia e das necessidades urgentes em relação ao meio ambiente. Para isso, nós, como pesquisadores, temos que estar expostos, falando de Ciência e Pesquisa  para toda a população e não somente entre nossos pares”, explica o professor Alberto Akel, coordenador do evento em Belém.

pintEsta será a terceira vez que a capital paraense recebe uma programação do Pint of Science, que, nesta edição, terá seis locais diferentes: Na Figueredo, Lanche do Sírio, Égua de Boteco, Klandestino Bar, Pai d'égua Steak Beer e Café com Arte. A programação foi dividida em duas apresentações por noite, às 19h30 e às 20h15, que vão ocorrer de forma simultânea nos locais sede, com cada espaço recebendo uma temática diferente para manter a pluralidade do evento. Por não ser um evento de caráter acadêmico, a iniciativa não oferece certificação nem ficha de inscrição. 

Já em Altamira, a programação será realizada a partir das 19h, nos seguintes estabelecimentos: Empório Cosmopolita, Casarão - Cervejaria & Petiscos e Peixaria Ver o Rio. Os temas abordados serão Ciências no esporte, arborização urbana, importância da divulgação científica e estudos sobre o cacau e o rio Xingu.

Pint of Science - O Pint of Science é uma organização sem fins lucrativos desenvolvida por uma rede de colaboradores que trabalham de forma voluntária. Suas ações ocorrem em todo o mundo, de forma simultânea, com o objetivo de desenvolver um espaço confortável, descontraído e informativo em que o público esteja envolvido com a pesquisa e todos possam ter a oportunidade de compartilhar pensamentos, dúvidas e ideias.

A realização desta programação, em parceria com diversas universidades e instituições de pesquisa, tem sido fundamental para o sucesso do festival nos últimos anos, impulsionando a confiança na Ciência e incentivando conversas abertas e transparentes entre a comunidade acadêmica e o público em geral, que tornam a produção acadêmica mais acessível a todos.

Mais informações: https://linkr.bio/pintofsciencebelem

Serviço:

Pint of Science 2023

Data: 22, 23 e 24 de maio de 2023.

Programação em Belém

Programação em Altamira

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página