Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da UFPA realiza atendimentos gratuitos às pessoas com queixas de dores na coluna vertebral
Início do conteúdo da página

Projeto da UFPA realiza atendimentos gratuitos às pessoas com queixas de dores na coluna vertebral

  • Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2023, 13h28

Projeto Fisio TO

Dores na coluna vertebral são uma das principais queixas de desconforto e dor corporal da população em todo o mundo, de acordo com um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta, ainda, que 80% da população mundial já teve ou ainda terá sua qualidade de vida afetada por essa dor. Para evitar esse processo, a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA desenvolveu o Projeto “Assistência e prevenção das disfunções na coluna vertebral”, que oferece atendimentos fisioterapêuticos gratuitos para pessoas com essas disfunções. Os interessados devem realizar cadastro de forma on-line

O projeto é um espaço de acolhimento institucional com o objetivo de prestar atendimento gratuito e restabelecer, no menor tempo possível, a saúde funcional da coluna vertebral de discentes e servidores da UFPA, além da comunidade externa. O foco do projeto são pessoas com lesões na coluna vertebral, como: hérnia de disco, dorsalgia, lombalgia, dor no pescoço, dor de cabeça, enxaqueca, escoliose, artrose na coluna, dor crônica na coluna, fratura de vértebra, pós-cirurgia de coluna vertebral, entre outros.

5“Atualmente, a queixa na coluna vertebral é uma das principais causas de busca ao profissional de saúde. Além disso, esse sintoma pode impactar negativamente a qualidade de vida, causar afastamento do trabalho e elevados custos em saúde. Por isso ter um espaço de acolhimento profissional à comunidade, dentro da UFPA, é extremamente necessário e benéfico, devido à alta prevalência da dor nas costas”, explica o professor Maurício Magalhães, coordenador do projeto. 

Atendimento - Após o cadastro on-line realizado inicialmente, os interessados devem aguardar a equipe do projeto entrar em contato para realizar o agendamento gratuito de uma avaliação física. Depois desse processo, a equipe desenvolve atividades voltadas para reduzir a intensidade de dor, melhorar a incapacidade funcional e proporcionar um retorno às atividades de vida diária de pessoas com queixas na coluna vertebral. As atividades do projeto são realizadas às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 12h, na Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo telefone (91) 3201 8892.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página