Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Ciências Naturais reúne estudantes para propor um ensino mais consciente sobre as pautas ambientais
Início do conteúdo da página

Faculdade de Ciências Naturais reúne estudantes para propor um ensino mais consciente sobre as pautas ambientais

  • Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2023, 13h46

Semana FACIN

A Semana do Meio Ambiente é uma ação mundial realizada anualmente, que tem como objetivo reunir instituições públicas, privadas e organizações não governamentais em programações que envolvam a conscientização e atuação em ações que reduzam os problemas ambientais enfrentados em todo o globo. Como parte desse movimento, a Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará (Facin/UFPA) vai realizar a I Semana do Meio Ambiente das Ciências Naturais no período de 26 a 30 de junho, no Campus Básico. O prazo para submissão de trabalhos e produtos em diversas categorias segue aberto até 10 de junho, com premiação para os melhores avaliados.

Com o tema “Ética e Responsabilidade Social no Ensino das Ciências”, esta primeira edição do evento terá palestras, minicursos e mesas-redondas com convidados do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), do Instituto Evandro Chagas e com pesquisadores da UFPA. A proposta das discussões é refletir sobre o papel dos professores e pesquisadores para a formação de uma sociedade mais consciente sobre os impactos socioambientais gerados pelos seres humanos.

“Entendemos que o ensino de Ciências é crucial para a compreensão dos desafios ambientais que atualmente estamos enfrentando, como os processos naturais, interações entre os seres vivos e o ambiente e as consequências antrópicas sobre a natureza. Nosso desafio é formar uma geração de professores socialmente mais conscientes e engajados com as questões ambientais capazes de causar mudanças efetivas para a comunidade em que vivem”, informa a professora Rachel Macedo, membro da comissão organizadora do evento.

Como Participar - O evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação das áreas das Ciências Naturais, além de professores e pesquisadores interessados nas questões ambientais. Os interessados em participar podem realizar sua inscrição na página do evento do evento até o dia 26 de junho, mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$12.

“É superimportante a disseminação de conhecimentos sobre os impactos ambientais tendo em vista a nossa localização na Amazônia Legal. Nossa expectativa é que grande parte da comunidade acadêmica possa participar dessa troca de conhecimentos para pensarmos, juntos, o ensino mais consciente, transversal e interdisciplinar”, reitera Rachel.

Submissão de trabalhos e produtos - A iniciativa aceita a submissão de Resumos Expandidos nas áreas de “Conservação e Biodiversidade”, “Economia Sustentável e Gerenciamento de Resíduos”, “Educação Ambiental e Formação de Professores”, “Metodologias e Práticas em Educação Ambiental”. Serão aceitos resumos expandidos por inscrição, com até oito autores por resumo, e os trabalhos não devem ter sido publicados anteriormente.

Também serão aceitos os envios de materiais didáticos e fotografias relacionados ao meio ambiente, via formulário de inscrição próprio, que pode ser acessado na página do evento do evento. As produções devem ser enviadas até o dia 10 de junho, e os inscritos no “Click do Meio Ambiente” devem levar a fotografia impressa em papel A4 para ser exposta durante o evento. Será aceita uma submissão por pessoa. Ao final do evento, serão selecionados um resumo expandido e uma fotografia para receberem premiação.

Serviço:
I Semana do Meio Ambiente das Ciências Naturais
Data: 26 a 30 de junho de 2023
Local: Faculdade de Ciências Naturais, Campus Básico
Inscrições: até o dia 26 de junho, na página do evento do evento
Submissão de Resumos, Materiais Didáticos e Fotografias até o dia 31 de maio, também via página do evento do evento.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página