Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA inaugura a Casa de Estudantes Universitários do Campus Belém
Início do conteúdo da página

UFPA inaugura a Casa de Estudantes Universitários do Campus Belém

  • Publicado: Sexta, 26 de Maio de 2023, 13h53

24.04.2023 Inauguração Casa do Estudante Foto Alexandre de Moraes

Na última segunda-feira, 24 de abril, a Universidade Federal do Pará realizou a abertura da Casa de Estudantes Universitários (CEUS) em Belém. A Administração Superior, a equipe da Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA (Saest) e lideranças estudantis deram as boas-vindas às (aos) primeiras(os) moradoras(es) do prédio residencial. O acolhimento ainda incluiu programação cultural, visita guiada pela casa e orientações iniciais para a boa convivência.

Localizada na Avenida Perimetral, em frente ao 3º portão do Campus Guamá, a CEUS-Belém é a nova residência de 80 estudantes e, no segundo semestre, abrigará mais 80 estudantes, totalizando sua capacidade de 160 leitos, divididos em quartos duplos e triplos. A seleção das (os) primeiras (os) residentes ocorreu por meio de edital. Nova chamada será lançada para o ingresso no segundo semestre.

24.04.2023 Inauguração Casa do Estudante Foto Alexandre de Moraes 3No térreo, os quartos são adaptados para o acolhimento preferencial de estudantes PcD. Nesse mesmo pavimento, encontram-se também os espaços compartilhados de duas lavanderias, um refeitório, uma sala de estudo e uma sala de jogos, assim como as salas administrativas da equipe de apoio à gestão do local. No 1º andar, estão localizados os apartamentos e banheiros para estudantes mulheres, e, no 2º andar, os mesmos espaços para os estudantes homens, conforme suas identidades de gênero.

Os espaços receberam um toque especial de arte, com murais pintados em todos os pavimentos por artistas locais e estudantes do Instituto de Ciências da Arte da UFPA: PTCK, Lenu, Rodrigo VersãoArte, Vickamiaba, David Maia, Lucas Negrao, GABZ, SANTO, Luiza Quemel, Rodrigo Melazo, Ireny Nunes e Ruth da Costa. Obras fotográficas também foram doadas para instalação na CEUS pelos fotógrafos Luiz Braga, Guy Veloso, Sandro Barbosa, Alexandre Sequeira e Jerê Santos. Também comporão o acervo artístico da casa pinturas e ilustrações de Werner Souza, Eliene Tenório, PP Condurú, Emanuel Franco, Mariana Nuat, Jorge Eiró, Laércio Cubas, Helder Marques Batista, Mayara Carvalho, Aog Rocha, Antônio Failache, Tamires Rescinho e Moisés Cavalcante. O artista Hugo Jorge doou uma escultura para a casa. Algumas obras ainda serão doadas e instaladas.

24.04.2023 Inauguração Casa do Estudante Foto Alexandre de Moraes 10A gestão da CEUS está sob a responsabilidade da Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA. Por meio da Coordenadoria de Serviços Alimentares da Saest, as(os) residentes terão direito à gratuidade do almoço e do jantar servidos nas unidades do Restaurante Universitário no Campus Guamá, de segunda a sexta-feira. As(Os) estudantes também receberão os alimentos na casa para o café da manhã diário e para as refeições nos fins de semana e feriados. A equipe da Coordenadoria também está elaborando um manual com orientações para a manipulação correta de alimentos e um pequeno livro com sugestões de receitas de refeições que poderão ser preparadas com os alimentos fornecidos.

Abertura - Na recepção das(os) primeiras(os) moradores da CEUS, participaram lideranças estudantis da UFPA, que destacaram o quão é significativa a abertura da casa e agradeceram o diálogo com a Administração Superior para a conquista de novas políticas que atendem às necessidades das(os) estudantes.

24.04.2023 Inauguração Casa do Estudante Foto Alexandre de Moraes 5Jhosy Galibi Marworno, presidente da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da UFPA (APYEUFPA), falou que a casa é uma conquista para toda a comunidade acadêmica. Entre as(os) estudantes selecionadas(os) para ingresso na casa, sete são indígenas.

Carlene Printes, representando a Associação dos Discentes Quilombolas, celebrou que mais de 50 estudantes quilombolas vão habitar a casa nesta primeira entrada. “É por isso que a gente luta, para que mais pessoas possam acessar políticas públicas como esta”, enfatizou.

24.04.2023 Inauguração Casa do Estudante Foto Alexandre de Moraes 15À frente da Associação dos Estudantes Estrangeiros, Israel Hounsou destacou a importância da diversidade de povos que hoje interagem nos vários campi da UFPA, fruto de políticas públicas e de dezenas de acordos internacionais. Desejou às(aos) moradoras(es) da casa que tenham a maturidade necessária para conviver na diversidade. Victor Trindade, representante da Associação dos Discentes com Deficiência, por sua vez, agradeceu à gestão por construir com as(os) estudantes políticas de promoção da equidade, que quebrem barreiras históricas e pensem a Universidade como um lugar de inclusão.

Para Wanderley Maciel, da Comissão Eleitoral do Diretório Central dos Estudantes da UFPA (DCE) e membro da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), “A Casa de Estudantes Universitários não é só um espaço para abrigar alunos, é uma política sendo desenvolvida, é fruto de uma política de inclusão e equidade para todos”, considerou.

24.04.2023 Inauguração Casa do Estudante Foto Alexandre de Moraes 14Lucas Paixão, da Associação de Pós-Graduandos da UFPA (APG), disse ter muito orgulho de ter acompanhado o processo de construção da CEUS como uma luta de muitas mãos e de fazer parte de uma Universidade que dialoga com as(os) estudantes para a implementação de políticas de assistência estudantil.

Representando a União Nacional dos Estudantes (UNE), Alan Nunes falou que a abertura da CEUS-Belém é um marco na luta dos estudantes. Agradeceu à Administração Superior e reiterou o compromisso dos movimentos estudantis com a defesa de uma universidade pública cada vez mais com a cara do povo.

24.04.2023 Inauguração Casa do Estudante Foto Alexandre de Moraes 3O diretor da Superintendência de Assistência Estudantil, Ronaldo Araujo, agradeceu o empenho de vários setores da gestão da UFPA para a conclusão da obra e o início do funcionamento da Casa de Estudantes Universitários. Ressaltou o empenho da Administração Superior para, mesmo com todas as limitações orçamentárias dos últimos anos, garantir a continuidade dos auxílios estudantis e dos restaurantes universitários. Lembrou que, no mês de abril, também foi anunciada a equiparação dos valores de bolsas e auxílios estudantis da UFPA em relação aos novos valores aplicados pelas agências de fomento nacionais, passando de R$ 400,00 para R$ 700,00.

“A abertura da casa é uma importante conquista para o movimento estudantil e, de modo mais amplo, uma conquista para a universidade pública. Marca o nosso compromisso com a política de assistência estudantil, que visa garantir a permanência do estudante, com qualidade e dignidade na universidade”, reiterou Ronaldo Araujo.

24.04.2023 Inauguração Casa do Estudante Foto Alexandre de Moraes 2Para o reitor Emmanuel Zagury Tourinho a abertura da CEUS é muito significativa para toda a equipe de gestão: “Compartilhamos hoje com todos vocês a realização de um sonho, que mostra um compromisso concreto da nossa gestão com a inclusão e com a assistência estudantil na UFPA. Hoje a nossa universidade é reconhecida nacionalmente pelas políticas de inclusão. Sabemos dos desafios que temos pela frente, mas também precisamos celebrar as conquistas que acumulamos. Continuaremos trabalhando para gerar oportunidades, respeito e valorização da diversidade”.

O reitor também agradeceu o diálogo de qualidade das lideranças estudantis com a gestão e ainda explicou que a decisão pela construção de uma casa de estudantes vai na direção do fortalecimento das políticas de assistência estudantil. “Nossa universidade é uma instituição que quer acolher e incluir. Este é um projeto mais amplo de convivência e política pública. Contamos com as(os) estudantes para que a casa seja um enorme sucesso para a assistência estudantil na UFPA e estimule a criação de novas residências”, declarou.

24.04.2023 Inauguração Casa do Estudante Foto Alexandre de Moraes 4Após as falas de boas-vindas, houve apresentação cultural do grupo Pacatrum, da Escola de Música da UFPA, e uma mística de acolhimento conduzida por estudantes indígenas da APYEUFPA. As(Os) estudantes fizeram também uma visita para conhecer as instalações da casa e receberam as orientações iniciais da equipe da Saest para dar entrada na residência.

Um dos residentes da casa, Railson Gusmão da Silva, é estudante do quinto semestre de Psicologia da UFPA. Ele morava em Ourém, município que fica a quatro horas de Belém. Quando ingressou na universidade, teve que se mudar para a capital e foi acolhido temporariamente por parentes. Agora, conseguiu uma vaga na CEUS. “Um dos desafios será conviver com muitas pessoas com vidas, criações e valores diferentes. Será um aprendizado”, acredita o estudante.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página