Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro Nacional discute planejamento urbano e regional na UFPA
Início do conteúdo da página

Encontro Nacional discute planejamento urbano e regional na UFPA

  • Publicado: Sexta, 26 de Maio de 2023, 14h23

22.05.2023 ENANPUR Foto Alexandre de Moraes

Pesquisadores das áreas de planejamento urbano e regional estiveram reunidos na Universidade Federal do Pará (UFPA) para a realização da vigésima edição do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Enanpur). O evento, realizado de 22 a 26 de maio, teve como tema “ANPUR 40 anos: novos tempos, novos desafios em um Brasil diverso”.

Realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), na tarde da última segunda-feira, 22, a cerimônia de abertura contou com as presenças do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; da diretora presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), Camila  D’Ottaviano; do representante do Ministério Público do Pará, promotor Raimundo Moares; do representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Aristides Monteiro Neto; do representante da Young Scholars Initiative (YSI), Renan Almeida; do coordenador do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Armin Mathis; do diretor-geral do Instituto de Tecnologia, Hito Braga; e do coordenador do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPA, José Júlio Lima. O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, também esteve presente ao evento.

22.05.2023 ENANPUR Foto Alexandre de Moraes 149“A Amazônia é um território com muitas peculiaridades, com necessidades e desafios próprios. Aqui, há uma enorme diversidade de realidades sociais e territoriais, de modo que o que se chama de Amazônia se traduz em Amazônias”, destacou, na abertura do evento, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

Para uma plateia formada por professores e estudantes de graduação e pós-graduação de todas as regiões do país, o reitor da UFPA também falou sobre os desafios enfrentados pelas instituições científicas da Amazônia e a importância da ciência desenvolvida na região. Ele destacou o valor da integração entre instituições em prol do desenvolvimento regional, mas alertou para a necessidade de superação de qualquer viés colonialista. “Nós queremos muito as parcerias das pesquisadoras e dos pesquisadores que estão nas universidades brasileiras em todas as regiões, mas nós precisamos de relações que sejam simétricas, voltadas e pensadas para o desenvolvimento social da região amazônica e para o fortalecimento das instituições que aqui desenvolvem ciência e tecnologia”, defendeu.

22.05.2023 ENANPUR Foto Alexandre de Moraes 98Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPA, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, destacou em seu pronunciamento o significado do encontro. “O Enanpur tem um significado muito grande de representar o esforço científico para o desenvolvimento urbano. É um espaço de produção. O desafio a cada um de vocês é pensar o uso do território brasileiro e a função social dele”, disse da mesa.

A presidente da Anpur ressaltou a importância da mobilização de todos os envolvidos para a realização do evento, destacou a alegria de retomar a realização do evento e retornar a Belém, sede jurídica da instituição. “Desejo a todos um ótimo evento. De muita troca científica acadêmica, de muito diálogo institucional e de muitos reencontros também”, saudou.  

Pesquisas de todo o país em debate - O Enanpur é o maior encontro do Brasil na temática do planejamento urbano e regional. Desta edição, participaram mais de mil inscritos, entre alunos da graduação, pós-graduação, recém-formados, professores e demais profissionais.

22.05.2023 ENANPUR Foto Alexandre de Moraes 248Ao todo, foram apresentados mais de 500 trabalhos, além de sessões de debate, mesas, conferências, lançamento de livros, oficina de extensão pela cidade e diversas atividades que propiciaram um rico ambiente de trocas de informações e diálogos visando transformar o campo dos estudos urbano e regional no Brasil, respeitando-se a diversidade dos espaços urbanos do país, como a Amazônia.

“Receber o evento na UFPA é algo que favorece o contato de pesquisadores de todo o país com a realidade amazônica e a redução de resistências e preconceitos, ao mesmo tempo que reafirma importantes posições da Instituição, de fortalecimento dos grupos que mais sofrem com as pressões dirigidas para a Amazônia pelo apoio ao acesso e à permanência de estudantes indígenas e quilombolas. Um Enanpur em Belém contribui para a amazonização do Brasil, movimento necessário no contexto global atual“, explica a professora Ana Cláudia Cardoso, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPA.

A programação do evento mobilizou pesquisadores nacionais e estrangeiros, além de intelectuais indígenas e quilombolas, para debater os mais variados temas, como as experiências de outras periferias, o desenvolvimento de tecnologias para a sustentabilidade e o posicionamento de novos governos da América do Sul. As discussões também envolveram questões sobre a reestruturação do espaço regional e economia popular, as políticas públicas multiescalares, o acesso a sociotecnologias para o planejamento urbano e regional e raça, gênero e diversidade no campo e na cidade.

“Um dos diferenciais do evento são as oficinas de extensão que percorreram a Região Metropolitana de Belém e as ilhas, com pesquisadores e alunos de pós-graduação. As oficinas devem resultar em materiais de divulgação científica com recomendações para o planejamento territorial da metrópole”, afirmou Raul Ventura Neto, professor da UFPA e um dos organizadores do evento.

22.05.2023 ENANPUR Foto Alexandre de Moraes 218Premiação - Durante a cerimônia de abertura, foi realizada a homenagem aos vencedores do Prêmio ANPUR 2023. O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU-NAEA/UFPA) foi o grande vencedor do VI Prêmio Ana Clara Torres Ribeiro, com o livro O pensamento de Milton Santos e a Amazônia, dos autores Saint-Clair Cordeiro da Trindade Junior, Gabriel Carvalho da Silva Leite e Hebert Michel Pampolha de Oliveira, e do Prêmio Milton Santos, com o artigo “Amazônia: saberes locais, solidariedade orgânica e flexibilidade equatorial”, dos mesmos autores, prêmio dividido com o artigo “Gestão neoliberal da precariedade: o aluguel residencial como nova fronteira de financeirização da moradia”, das autoras Isadora de Andrade Guerreiro; Raquel Rolnik e Adriana Marín-Toro.

Já o IV Prêmio ANPUR Rodrigo Simões de tese de doutorado foi para a tese Urbanização extensiva na Amazônia Oriental: escavando a não-cidade Em Carajás, de Rodrigo Castriota, da UFMG. O Prêmio ANPUR Ricardo Farret de dissertação de mestrado saiu para a dissertação Desertos alimentares em Curitiba: espacialização do fenômeno na metrópole (UFPR). E o Prêmio ANPUR de Extensão Universitária foi para o Projeto Plantear: Planejamento territorial e assessoria popular ( UFRJ). Todas as premiações contaram com menções honrosas.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da organização do evento
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página